PREVISÃO DO TEMPO VOLTADA PARA A DEFESA CIVIL 25/01 – 05:00

PREVISÃO PARA TERÇA-FEIRA (25/01)

Terça-feira (25) ainda de calor intenso em SC, com risco alto a muito alto para transtornos associados. As temperaturas máximas variam entre  37°C e 43°C no Oeste e Litoral Sul e entre 32°C e 36°C nas demais regiões. Entre a tarde e a noite, permanece a condição de temporais isolados, com risco baixo a moderado para ocorrências, especialmente do Oeste aos Planaltos. O vento predomina de nordeste no Litoral, com intensidade fraca a moderada.  Nas demais regiões, vento fraco com direção variável.

 

PREVISÃO PARA QUARTA-FEIRA (26/01)

Na quarta-feira (26) o calor segue intenso, ainda pela onda de calor e pela condição pré-frontal (dia que antecede a chegada de uma frente fria). No período da tarde as máximas variam de 36°C a 40°C no Oeste, Litoral Sul e Alto Vale do Vale do Itajaí. Nas demais regiões do estado máximas entre 30°C e 36°C. O tempo já começa a mudar no estado, com aumento de nuvens. No decorrer da tarde há condições para temporais isolados em todas as regiões, com risco moderado a alto para ocorrências associadas aos temporais. Ventos de nordeste a norte, com rajadas moderadas nas áreas litorâneas.

 

PREVISÃO PARA QUINTA-FEIRA (27/01)

Na quinta-feira (27), o avanço de uma frente fria pelo estado mantém o tempo instável e com condições para chuva, que começa no decorrer da manhã e ganha força no período da tarde, quando ocorre acompanhada por temporais, com chuva intensa, descargas elétricas, rajadas de vento e granizo. As temperaturas máximas declinam com relação aos dias anteriores e as máximas variam entre 28 e 33°C na maior parte do estado e entre 22 e 25°C no Litoral Sul. O vento sopra de nordeste a noroeste, virando para sul no decorrer do dia, com rajadas moderadas. 

 

TENDÊNCIAS PARA OS PRÓXIMOS DIAS

Na sexta-feira (28), a frente fria ainda influencia o tempo em SC, agora associada a um sistema de baixa pressão, o que mantém o tempo instável com chuva a qualquer momento do dia no Litoral Norte e a partir da tarde e com trovoadas nas demais regiões. No sábado (29), o tempo se mantém instável e com chuva persistente no Litoral Norte e áreas próximas, devido ao giro de um sistema de baixa pressão com centro entre o Litoral de SC e do PR. Nas demais regiões de SC, o sol aparece entre algumas nuvens. Com o vento sul e a maior cobertura de nuvens as temperaturas máximas não passam de 25°C no estado na sexta-feira e se aproximam de 30°C no Oeste no sábado. 

 

CONDIÇÕES DE VENTO E MAR (25/01)

O vento predomina de nordeste no Litoral, com intensidade fraca a moderada.  Nas demais regiões do estado, vento fraco com direção variável.

 

Ondas do quadrante leste em todo Litoral catarinense. Altura de até 2,0 m no Litoral Sul e 1,0 m nas demais áreas litorâneas.