PREVISÃO DO TEMPO VOLTADA PARA A DEFESA CIVIL (25/04) – 05:00

 

PREVISÃO PARA SEGUNDA-FEIRA (25/04)

A presença de um sistema de alta pressão atmosférica deixa a segunda-feira (25) com sol e algumas nuvens em grande parte de Santa Catarina. Entre a tarde e noite, a combinação entre o aquecimento diurno, a umidade e o deslocamento de uma frente fria pelo RS pode ocasionar pancadas de chuva, por vezes na forma de temporais (com raios, eventual queda de granizo e rajadas de ventos) na porção oeste do estado. O risco é baixo para ocorrências associadas. Os ventos sopram de nordeste/norte com fraca a moderada intensidade. As temperaturas máximas variam de 21°C a 24°C nos planaltos, chegam a 31°C no Litoral Sul e ficam entre 27°C e 29°C nas demais regiões. 

PREVISÃO PARA TERÇA-FEIRA (26/04)

Na terça-feira (26), o afastamento da frente fria que estava atuando sobre o RS junto a disponibilidade de calor e umidade podem provocar pancadas de chuva nas áreas de divisa. Estas pancadas podem ocorrer na forma de temporais e o risco é baixo para ocorrências meteorológicas associadas. Nas demais regiões, o sol aparece entre poucas nuvens. Os ventos sopram de norte/nordeste pelo estado, com intensidade fraca a moderada. As temperaturas ao amanhecer ficam em torno dos 13°C nos planaltos e variam de 17°C a 19°C nas demais regiões.  À tarde, as temperaturas oscilam entre 27°C e 30°C em todas as regiões catarinenses, exceto no Planalto Sul, onde a máxima é de 24°C.

PREVISÃO PARA QUARTA-FEIRA (27/04)

A influência de uma área de alta pressão mantém o tempo com predomínio de sol e poucas nuvens em todo o estado na quarta-feira (27). No período da tarde, a combinação de calor e umidade pode favorecer a ocorrência de pancadas de chuva nas áreas de divisa com o RS, com risco baixo para ocorrências associadas. Os ventos seguem soprando de norte/nordeste, com intensidade fraca a moderada. As temperaturas mínimas variam entre 13°C e 15°C nos planaltos e oscilam entre 17°C e 20°C nas demais regiões.  No período da tarde, as temperaturas variam de 27°C a 31°C na maior parte de SC, mas não passam de 25°C no Planalto Norte e podem chegar aos  35°C no Litoral Sul.

 

TENDÊNCIA PARA OS PRÓXIMOS DIAS

Entre quinta (28) e sexta-feira (29), a chegada de uma frente fria no estado provoca chuvas, que podem vir em forma de temporais isolados.

 

CONDIÇÕES DE VENTO E MAR (25/04)

Os ventos sopram de nordeste/norte com fraca a moderada intensidade em todo o estado nesta segunda-feira (25).

Ondas de leste entre a Grande Florianópolis e o Litoral Norte, com altura de 1 a 1,5 m. No Litoral Sul, ondas de sudeste, com altura de 1,5 a 2 m e picos de até 2,5 m.