PREVISÃO DO TEMPO VOLTADA PARA A DEFESA CIVIL (25/05) – 05:00

PREVISÃO PARA QUARTA-FEIRA (25/05)

A quarta-feira (25) inicia com alguns nevoeiros pelo estado, mas que se dissipam no decorrer da manhã. Segue a atuação de uma massa de ar seco, que mantém o tempo estável, com predomínio de sol a poucas nuvens em Santa Catarina. Com a maior presença do sol, as temperaturas sobem gradativamente e, à tarde, as máximas chegam aos 28°C no Litoral Sul, 21°C no Planalto Sul e variam de 21°C a 26°C nas demais áreas. No período da tarde, a umidade relativa fica abaixo dos 40% no Grande Oeste. Ventos de nordeste/norte, com fraca a moderada intensidade em SC e rajadas ocasionais, perto de 60 km/h, em localidades do Litoral Sul. O risco é baixo para ocorrências relacionadas aos ventos no Litoral Sul.

PREVISÃO PARA QUINTA-FEIRA (26/05)

A quinta-feira (26) segue com a atuação de uma alta pressão sobre SC, o que favorece um dia de sol e poucas nuvens. Porém, com o deslocamento de uma frente fria sobre RS em direção ao oceano, a nebulosidade aumenta no decorrer do dia em áreas da divisa de SC com o RS, com chance de chuva isolada a partir do meio/final da tarde nestas áreas. Amanhecer com temperaturas mínimas de 7°C a 12°C nos Planaltos, Meio Oeste, Alto Vale do Itajaí, perto dos 13°C no Oeste, Grd. Florianópolis Serrana e de 13°C a 18°C nas demais áreas. À tarde, as máximas variam de 24°C a 27°C na Grd. Florianópolis, Vale do Itajaí, Litoral Norte, perto dos 22°C no Planalto Sul e de 21°C a 24°C nas demais regiões. Ventos de nordeste a norte, com fraca a moderada intensidade no estado. A partir da tarde, o vento passa a ser de quadrante sul no Litoral Sul e Grd. Florianópolis. Sem risco de ocorrências meteorológicas.

PREVISÃO PARA SEXTA-FEIRA (27/05)

Na sexta-feira (27) a formação e deslocamento de uma frente fria sobre o RS em direção a SC ocasiona o aumento de nebulosidade, com pancadas de chuva acompanhadas de temporais bem isolados, a partir da tarde, do Grande Oeste ao Litoral Sul. O risco é baixo a localmente moderado para ocorrências relacionadas à chuva e aos temporais. Amanhecer com temperaturas entre 7°C a 12°C nos Planaltos, Meio Oeste, Alto Vale, em torno de 13°C no Oeste, Grd. Florianópolis Serrana e de 14°C a 19°C nas demais áreas. À tarde, as máximas variam de 24°C a 28°C no Litoral Sul e Norte, Vale do Itajaí e Grd. Florianópolis, até 23°C no Planalto Sul, de 22°C a 25°C nas demais áreas. Ventos de nordeste a norte, com fraca a moderada intensidade no estado. A partir da tarde, o vento passa a ser de quadrante sul no Litoral Sul e Grd. Florianópolis. Rajadas ocasionais, em torno de 55 km/h do Grd. Oeste ao Litoral Sul.

 

TENDÊNCIA PARA OS PRÓXIMOS DIAS

No sábado (28) e domingo (29) uma frente fria mantém o final de semana com variação de nuvens a nublado, previsão de pancadas de chuva acompanhadas de temporais isolados em SC. No sábado, as temperaturas máximas variam de 24°C a 27°C na Grd. Fpolis., Baixo/Médio Vale, Litoral Norte, chegam aos 23°C no Alto Vale, Litoral Sul e entre 17°C a 20°C nas demais regiões. No domingo, as máximas chegam aos 22°C em boa parte do litoral, 16°C na Serra e não passam dos 20°C nas demais áreas.

 

CONDIÇÕES DE VENTO E MAR (25/05)

Quarta-feira (25) com ventos de nordeste/norte, com fraca a moderada intensidade em SC e rajadas ocasionais, perto de 60 km/h, em localidades do Litoral Sul. O risco é baixo para ocorrências relacionadas aos ventos no Litoral Sul.

Ondas com direção leste a nordeste e altura de 1,0 m a 1,5 m no Litoral Sul, Grd. Florianópolis. No Litoral Norte, ondas com direção leste e altura de até 1,0 m.