PREVISÃO DO TEMPO VOLTADA PARA A DEFESA CIVIL (25/06) – 05:00

PREVISÃO PARA SEXTA-FEIRA (25/06)

Atuação de uma área de baixa pressão alongada favorece o aumento de nuvens e a chance de pancadas de chuvas bem isoladas, mal distribuídas em localidades da porção oeste, Planalto e Litoral Norte, Vale do Itajaí. O risco é baixo a localmente moderado para ocorrências associadas a chuva (que pode ser pontualmente forte), raios e eventual queda de granizo. Nas demais áreas, há chance de chuva bem isolada entre o final da tarde e no decorrer da noite. À tarde, as temperaturas máximas variam de 21°C a 25°C na porção oeste, Planalto e Litoral Norte, Vale do Itajaí e de 16°C a 20°C nas demais regiões. Ventos de nordeste a sudeste, com fraca intensidade. Rajadas de ventos ocasionais, em torno de 45 km/h.

PREVISÃO PARA SÁBADO (26/06)

As áreas de instabilidade do dia anterior ainda ocasionam chuva isolada em localidades próximas à divisa com RS na madrugada e início da manhã. Porém, no decorrer da manhã perdem intensidade, Assim, em Santa Catarina, em grande parte do dia, será de sol com algumas nuvens. Ventos de nordeste a noroeste com fraca a moderada intensidade. Rajadas de ventos de moderada a forte intensidade (40 a 65 km/h) na porção oeste, Planalto Sul e Litoral Sul ao longo do dia. Com isso, o risco é baixo a moderado para ocorrências relacionadas aos ventos, como queda de galhos, eventual interrupção no fornecimento de energia elétrica. O dia começa com temperaturas baixas a amenas (7°C a 14°C) na porção oeste, Planaltos e amenas (11°C a 18°C) nas demais áreas. À tarde, as máximas variam de 24°C a 27°C na porção oeste, chegam aos 25°C no Litoral Sul, 22°C no Planalto Sul e ficam entre 19°C a 24°C nas demais regiões.

PREVISÃO PARA DOMINGO (27/06)

A aproximação e atuação de uma nova frente fria favorece o aumento de nuvens com pancadas de chuvas, chance de temporais isolados, da porção oeste ao Litoral Sul a partir do final da tarde. Nas demais áreas, entre a noite e madrugada de segunda, com aumento da nebulosidade e chance de chuva bem isolada. O risco é baixo a moderado para ocorrências associadas a chuva pontualmente forte, com raios, eventual queda de granizo e rajadas de ventos. O dia começa com temperaturas mínimas amenas no estado: 16°C a 19°C no Litoral Sul e Norte, Grd. Florianópolis, Baixo Vale e de 11°C a 15°C nas demais regiões. À tarde, as máximas chegam aos 27°C no Litoral Norte, Baixo/Médio Vale, variam de 19°C a 25°C no restante do leste do estado e de 16°C a 22°C na porção oeste. Ventos de noroeste passando para sudoeste/sul com fraca a moderada intensidade. Rajadas de ventos ocasionais de moderada intensidade (em torno de 50 km/h), principalmente, no litoral e áreas próximas.

TENDÊNCIA PARA OS PRÓXIMOS DIAS 

Na segunda-feira (28), a frente fria favorece pancadas de chuvas em todo estado. A terça-feira (29) começa com chuva na Grd. Florianópolis, Vale e Litoral Norte, mas no decorrer do dia as condições melhoram devido ao avanço de uma massa de ar polar. Nas demais áreas, dia com poucas nuvens.  As temperaturas tendem a ser baixas em todo estado, principalmente, entre a noite de segunda e madrugada de terça, com mínimas negativas na porção oeste, Planalto Sul e áreas do Planalto Norte.

 

CONDIÇÕES DE VENTO E MAR

Sexta-feira (25) com ventos de nordeste a sudeste, com fraca intensidade. Rajadas de ventos ocasionais, em torno de 45 km/h.

Ondas com direção de quadrante sul e altura de 1,5 m a 2,0 m no Litoral Sul e Grd. Florianópolis. Nas demais áreas, ondas de leste com altura de 1,0 m.