PREVISÃO DO TEMPO VOLTADA PARA A DEFESA CIVIL (25/07) – 05:00

PREVISÃO PARA DOMINGO (25/07)

Este domingo (25) a condição de tempo estável e predomínio de sol dos últimos dias se mantém em toda Santa Catarina. O dia deve ser marcado por uma grande amplitude térmica com temperaturas amenas ao amanhecer, mas que se elevam rapidamente no decorrer do dia: mínimas entre 12°C e 17°C no litoral e Oeste e entre 5°C e 12°C nas demais regiões. A tarde as máximas passam dos 30°C no Extremo Oeste e Litoral Sul. Os ventos sopram de norte com intensidade fraca a moderada e rajadas pontuais entre 50 e 60 km/h entre o oeste e sul catarinense, mantendo-se um risco baixo para ocorrências.

PREVISÃO PARA SEGUNDA-FEIRA (26/07)

A segunda-feira (26) será mais um dia com predomínio de sol em boa parte de Santa Catarina. Entre a tarde e a noite começa a haver aumento de nebulosidade, especialmente nas regiões de divisa com o RS, por conta da atuação de uma frente fria no estado vizinho. Apesar disso, as temperaturas seguem elevadas durante a tarde, sobretudo no oeste e sul catarinense, onde as máximas ficam na casa dos 30°C (podendo chegar aos 33°C em algumas cidades). Os ventos sopram do quadrante norte com fraca a moderada intensidade e rajadas pontuais entre 50 e 60km/h, mas sem risco para ocorrências meteorológicas.

 

PREVISÃO PARA TERÇA-FEIRA (27/07)

A partir de terça-feira (27) o tempo muda em Santa Catarina. O avanço de uma frente fria pelo estado provoca chuva, a partir da madrugada, nas áreas de divisa com o Rio Grande do Sul. Entre a tarde e à noite a chuva avança e chega a todas as regiões do estado, com risco baixo a moderado para ocorrências associadas a chuva intensa. Na retaguarda da frente fria, uma intensa massa de ar frio – com origem polar – avança por Santa Catarina ao longo do dia, provocando declínio acentuado nas temperaturas em todas as regiões. Entre o oeste e sul do estado as máximas devem registradas ainda na madrugada (entre  16°C e 19°C), e diminuindo até a noite (entre 1°C e 7°C).

 

TENDÊNCIA PARA OS PRÓXIMOS DIAS

A partir de quarta-feira (28), um intenso sistema de alta pressão dá origem a uma nova onda de frio, que provoca declínio acentuado nas temperaturas em toda Santa Catarina. O frio será intenso em todo o estado até o final da semana: entre a quinta-feira (29) e o sábado (31) as mínimas devem ficar próximas e até abaixo de 5°C na faixa litorânea e negativas em todas as outras regiões catarinenses.

 

CONDIÇÕES DE VENTO E MAR (25/07)

Vento soprando do quadrante norte com fraca a moderada intensidade. Rajadas entre 50 e 60km/h em pontos do oeste e sul catarinense.

O mar fica pouco agitado, com ondas de quadrante leste a nordeste e altura entre 1,0 m a 1,5 m.