PREVISÃO DO TEMPO VOLTADA PARA A DEFESA CIVIL (25/09) – 05:00

PREVISÃO PARA DOMINGO (25)

O domingo (25) já inicia com chuva e trovoadas entre o Grande Oeste e o norte do estado por conta da formação e atuação de áreas de instabilidade. No decorrer do dia, a chuva avança em direção às demais regiões do estado, ocorrendo de forma branda na maior parte do tempo. Não se descarta a ocorrência de temporais isolados, com rajadas de vento, raios, eventual queda de granizo e chuva pontualmente intensa. O risco para ocorrências associadas a estas condições é baixo a moderado. As temperaturas no amanhecer ficam abaixo dos 5°C no Planalto Sul, variam de 7°C a 13°C entre o Grande Oeste, Planalto Norte e Alto Vale do Itajaí e oscilam entre 12°C e 16°C no litoral e Baixo Vale.

PREVISÃO PARA SEGUNDA-FEIRA (26)

Na segunda-feira (26), a formação de um sistema de baixa pressão atmosférica na costa do Rio Grande do Sul deixa o tempo nublado a encoberto em Santa Catarina, com possibilidade de chuvas fracas a qualquer hora do dia em todo o estado. Os ventos sopram do quadrante norte, com intensidade fraca. As temperaturas mínimas variam de 6°C a 10°C entre os planaltos e o Meio-Oeste e de 11°C a 14°C nas demais regiões. No período da tarde, as temperaturas máximas oscilam de 15°C a 18°C nas áreas mais elevadas do estado, ficam entre 19°C e 23°C no Extremo Oeste e Oeste e entre 20°C e 24°C no litoral. Não há risco para ocorrência meteorológicas.

PREVISÃO PARA TERÇA-FEIRA (27)

A presença de uma frente fria e de novas áreas de instabilidade faz com que a  terça-feira (27) seja marcada por variação de nuvens em Santa Catarina. Há chance de temporais isolados a partir da tarde do Extremo Oeste aos Planaltos e de pancadas de chuva a qualquer hora do dia no litoral e Vale do Itajaí. O risco para ocorrências associadas a estas condições é baixo. Os ventos sopram de sudeste em Santa Catarina, com intensidade fraca. As temperaturas no amanhecer variam de 10°C a 14°C no Meio-Oeste, planaltos e Alto Vale do Itajaí e de 15°C a 18°C nas demais regiões. À tarde, as temperaturas máximas ficam entre 20°C e 24°C em todo o estado.

TENDÊNCIA PARA OS PRÓXIMOS DIAS

A quarta (28) e a quinta-feira (29) serão marcadas pelo tempo encoberto e baixa amplitude térmica em Santa Catarina, devido a presença de instabilidades atmosféricas. Há chance de pancadas de chuva a qualquer hora do dia.

 

CONDIÇÕES DE VENTO E MAR (25/09)

Os ventos sopram de nordeste em Santa Catarina neste domingo (25), com intensidade fraca.

Ondas de sudeste em todo o litoral catarinense, com altura entre 1 m e 1,5 m.