PREVISÃO DO TEMPO VOLTADA PARA A DEFESA CIVIL (25/12) – 05:00

PREVISÃO PARA SÁBADO  (25/12)

O sábado (25) de Natal deve ser de tempo estável, com predomínio do sol e poucas nuvens em Santa Catarina. Entre a Grande Florianópolis, Vale do Itajaí e Litoral Norte, há maior variação de nuvens. Já entre o Extremo Oeste e o Planalto Norte, o calor e umidade favorecem a formação de nuvens, que podem provocar chuvas rápidas isoladas a partir da tarde. Não há risco para ocorrências meteorológicas. O dia também deve ser marcado pelo calor no estado, com temperaturas que podem chegar aos 38°C no Oeste e que variam de 27°C a 34°C entre Meio-Oeste e o Litoral. 

PREVISÃO PARA DOMINGO  (26/12)

O domingo (26) amanhece com sol na maior parte do estado. A partir da tarde, a formação de um ciclone extratropical começa a mudar as condições do tempo no centro-leste de Santa Catarina. Este sistema, combinado ao calor e a umidade, provocam temporais entre os Planaltos e o Litoral, com risco baixo a moderado para ocorrências associadas. No oeste o sol predomina entre nuvens e calor segue predominando, com máximas que chegam aos 39°C no Extremo Oeste e se aproximam ou ultrapassam os 30°C nas demais áreas do estado.

PREVISÃO PARA SEGUNDA-FEIRA  (27/12)

Na segunda-feira (27) o tempo segue instável no centro-leste de Santa Catarina, por conta da atuação de um ciclone extratropical no oceano na altura do Rio Grande do Sul, que dá origem a uma nova frente fria. A combinação do calor e umidade, junto às instabilidades associadas ao ciclone, provocam temporais com raios, rajadas de vento e eventual queda de granizo, sobretudo na porção nordeste do estado, entre o Vale do Itajaí, Planalto e Litoral Norte. Durante a tarde faz calor e as máximas chegam aos 39°C no Extremo Oeste e Oeste e variam entre 28°C e 35°C nas demais áreas.

TENDÊNCIA PARA OS PRÓXIMOS DIAS

Entre a terça (28) e quarta-feira (29) o tempo volta a ficar estável em Santa Catarina e o calor volta a predominar em todo o estado. As temperaturas se aproximam dos 40°C nas áreas próximas a fronteira com a Argentina e ficam acima dos 30°C nas demais regiões do estado. 

CONDIÇÕES DE VENTO E MAR (25/12)

Os ventos sopram de nordeste no estado com fraca a moderada intensidade. Até o final do dia o vento vira para sul no oeste.

 

O mar fica pouco agitado com ondas de direção sudeste e altura de até 1,5m no Litoral Sul, Grande Florianópolis e Litoral Norte de Santa Catarina.