PREVISÃO DO TEMPO VOLTADA PARA A DEFESA CIVIL (25/12) – 05:00

PREVISÃO PARA DOMINGO (25)

O domingo de Natal (25) começa com sol entre poucas nuvens em toda Santa Catarina. A partir da tarde, o calor combinado com a aproximação de uma frente fria favorece a ocorrência de pancadas de chuva e temporais, mas de forma bastante isolada no estado. O risco para ocorrências associadas a estes temporais é baixo. O vento sopra de norte/nordeste ao longo do dia com rajadas entre 50 km/h e 60 km/h no Litoral. O dia amanhece com temperaturas entre 13°C e 15°C nos Planaltos e Meio-Oeste e entre 16°C e 20°C nas demais regiões. As máximas ficam acima dos 24°C em todas as regiões do estado, chegando aos 33°C no Grande Oeste e no Litoral Sul.

PREVISÃO PARA SEGUNDA-FEIRA (26)

Na segunda-feira (26), com a passagem de uma frente fria há condições para temporais em Santa Catarina. A chuva dá início na região oeste de forma isolada, com chuvas rápidas desde as primeiras horas do dia. Nas demais regiões há condições para temporais no período da tarde e noite, em especial no litoral e no Baixo e Médio Vale do Itajaí. O risco para ocorrências como rajadas de vento e alagamentos é moderado a alto. Os ventos sopram com direção sudeste/leste pelo estado. Durante a tarde, as temperaturas máximas chegam aos 34°C no Litoral Norte, Baixo e Médio Vale do Itajaí e 30°C na Grd. Florianópolis.

PREVISÃO PARA TERÇA-FEIRA (27)

Na terça-feira (27), o tempo nublado com chuva deve predominar em Santa Catarina. Ainda sob influência da passagem da frente fria, a chuva ganha um reforço no estado com o aumento de instabilidades em níveis mais altos da atmosfera. A chuva intensifica no período da tarde, após uma manhã marcada por nebulosidade. Entre o final da tarde e noite, a chuva pode vir intensa e na forma de temporais, apresentando riscos associados às rajadas de vento e alagamentos. Apesar da nebulosidade, a sensação ainda é de calor no estado, e devem superar a casa dos 30°C no Grande Oeste, Planalto Norte e de forma pontual, em áreas litorâneas.

TENDÊNCIA PARA OS PRÓXIMOS DIAS

Nas primeiras horas da quarta-feira (28) o tempo ainda segue instável, porém ao longo do dia e no decorrer de quinta-feira (29), a presença de uma massa de ar mais seco favorece o tempo firme em Santa Catarina, indicando dia ensolarado que intercala com poucas nuvens no período. 

 

CONDIÇÕES DE VENTO E MAR (25/12)

Ventos soprando de nordeste no estado com intensidade fraca a moderada.

Ondas com direção leste/nordeste e altura entre 1,0 e 1,5 m no Litoral Norte e Grd. Florianópolis e picos de até 2,0 m no Litoral Sul.