PREVISÃO DO TEMPO VOLTADA PARA A DEFESA CIVIL (26/06) – 05:00

PREVISÃO PARA SÁBADO (26/06)

O sábado (26) amanhece com chance de pancadas de chuva em áreas de divisa com o RS, mas ao longo do dia o sol predomina entre nuvens em todas as regiões de Santa Catarina. Os ventos sopram de norte, com fraca a moderada intensidade e rajadas entre 40 a 60 km/h podem ocorrer em áreas da metade oeste e sul do estado, com risco baixo a moderado para ocorrências relacionadas a este fenômeno. As temperaturas ao amanhecer ficam em torno de 10°C no Planalto Sul e entre 12°C e 15°C nas demais regiões. A tarde, as máximas podem chegar a 26°C em áreas da metade oeste e Litoral Sul, enquanto nas demais regiões variam entre 17°C e 22°C.

PREVISÃO PARA DOMINGO (27/06)

A chegada de uma frente fria muda as condições de tempo e provoca pancadas de chuva no fim da tarde de domingo nas regiões do oeste e metade sul do estado. Os ventos viram de noroeste para sudoeste/sul  ao longo do dia, com fraca a moderada intensidade e rajadas de vento em torno de 50 km/h (podendo pontualmente ultrapassar este valor) podem ocorrer. Assim, o risco é baixo a moderado para ocorrências associadas a chuva intensa, como raios, eventual queda de granizo e rajadas fortes de ventos.  As temperaturas mínimas ficam em torno de 16°C nas áreas litorâneas e entre 12°C e 14°C nas demais regiões. A posição da frente fria faz com que as temperaturas no período da tarde fiquem amenas no Extremo Oeste e áreas do Planalto Sul (entre 13°C e 18°C) e altas no Litoral Norte e vizinhanças (até 27°C).

PREVISÃO PARA SEGUNDA-FEIRA (28/06)

A atuação da frente fria mantém condições de chuvas em todo o estado ao longo da segunda-feira (28). Devido a grande presença de nebulosidade, as temperaturas ficam abaixo de 10°C durante todo o dia na metade oeste de SC e nos Planaltos. Nas áreas litorâneas e Vale do Itajaí, as máximas ficam entre 12°C e 15°C, podendo chegar em 17°C no Litoral Norte. Os ventos sopram de sudoeste/sul com intensidade fraca a moderada e rajadas de até 50 km/h podem ocorrer pontualmente. A partir da noite de segunda (28), a entrada de uma massa de ar polar muito intensa faz com que temperaturas negativas possam ser registradas em áreas do Planalto Sul e metade oeste do estado. O risco é baixo para ocorrências meteorológicas.

TENDÊNCIA PARA OS PRÓXIMOS DIAS 

Ainda há condições de chuva para a metade norte do estado até a manhã de terça-feira (29), mas o destaque para os próximos dias é o frio intenso, causado pela presença de uma massa de ar polar muito forte sobre o estado. Nas madrugadas de terça (29) e quarta-feira (30), as temperaturas mínimas ficam próximas ou abaixo de 0°C em praticamente toda Santa Catarina (exceto litorais), com valores de até -7°C podendo ser registrados na serra.

 

CONDIÇÕES DE VENTO E MAR

Sábado (26) com ventos de norte, de fraca a moderada intensidade e rajadas entre 40 a 60 km/h podendo ocorrer em áreas da metade oeste e sul do estado.

Ondas com direção sul/sudeste e altura de 1,5 m no Litoral Sul e 0,5 a 1 m na Grande Florianópolis e Litoral Norte.