PREVISÃO DO TEMPO VOLTADA PARA A DEFESA CIVIL (26/08) – 05:00

PREVISÃO PARA SEXTA-FEIRA (26/08)

Na sexta-feira (26) o tempo segue firme, com predomínio de sol e poucas nuvens em SC, por conta da atuação de uma região de alta pressão. No amanhecer as temperaturas mínimas variam de 7°C a 11°C entre os Planaltos, Meio Oeste, Alto Vale do Itajaí e Grande Florianópolis Serrana. No Oeste e áreas litorâneas variam de 14°C a 17°C. Com a maior presença do sol, as máximas variam de 25°C a 29°C no litoral e áreas próximas, assim como no Extremo Oeste. Nas demais áreas ficam abaixo de 25°C. Os ventos sopram de direção nordeste a norte, com intensidade fraca a moderada. Não há risco de ocorrências meteorológicas.

PREVISÃO PARA SÁBADO (27/08)

O sábado (27) será marcado pelo tempo estável, com predomínio de sol e poucas nuvens. Devido a condição de pré-frontal, isto é, antes da passagem da frente fria, as temperaturas se elevam em todas as regiões, superando os 30°C na região do Litoral Sul e Extremo Oeste. Nas áreas do Oeste, Meio Oeste, Vale do Itajaí, Planaltos, Grande Florianópolis e Litoral Norte oscilam entre 23 e 28°C no período da tarde. Além disso, há aumento de nebulosidade nas áreas de divisa com o Paraná. Os ventos sopram com intensidade fraca, sem direção definida. Não há risco para ocorrências meteorológicas.

PREVISÃO PARA DOMINGO (28/08)

A partir da madrugada de domingo (28) a aproximação e atuação de uma frente fria provoca aumento de nebulosidade e chuva em todas as regiões de SC. Na retaguarda do sistema, uma intensa massa de ar seco e frio, de origem polar, derruba as temperaturas ao longo do domingo. As temperaturas mínimas devem ser registradas à noite, com valores negativos nas áreas mais elevadas da serra. Os ventos mudam para quadrante sul, com intensidade moderada a forte nas áreas litorâneas. Há risco baixo para ocorrências associadas às condições de temporais.

TENDÊNCIA PARA OS PRÓXIMOS DIAS

Entre a noite de domingo (28) e manhã de segunda-feira (29), com o avanço da frente fria e da massa de ar polar, há uma pequena chance de precipitação invernal (neve e chuva congelada) e de congelamento de pistas. Entre segunda (29) e terça-feira (30), com o afastamento das instabilidades, o tempo firme e ensolarado predomina na maior parte das regiões, sem condições para chuva. 

CONDIÇÕES DE VENTO E MAR (26/08)

Sexta-feira (26) com ventos de direção norte, com intensidade fraca. 

Ondas com direção leste em todo litoral catarinense. Altura de 1,0 m a 1,5 m no Litoral Sul e até 1,0 m nas demais áreas litorâneas.

image.png