PREVISÃO DO TEMPO VOLTADA PARA A DEFESA CIVIL (26/11) – 05:00

PREVISÃO PARA SÁBADO (26)

Neste sábado (26), o aporte de umidade do oceano para o continente provocado pelos ventos de leste é intensificado pela presença de um sistema de baixa pressão na média e alta atmosfera (vórtice ciclônico de altos níveis) entre a costa do sul e sudeste do Brasil e o oceano. Atuando em conjunto, estes sistemas provocam nebulosidade e chuvas persistentes entre o litoral catarinense e Vale do Itajaí ao longo do dia, com acumulados que podem pontualmente superar os 50 mm, especialmente no Litoral Norte, região onde o tempo permanece mais fechado e onde a chuva é mais frequente. O risco para ocorrências associadas, como alagamentos e deslizamentos, é baixo a moderado dos planaltos ao litoral. No Grande Oeste, o predomínio é de tempo firme, com poucas nuvens e temperaturas máximas próximas aos 30°C.

PREVISÃO PARA DOMINGO (27)
No domingo (27),  o transporte de umidade se intensifica no litoral catarinense e a presença de instabilidades em médios e altos níveis atmosféricos segue favorecendo a condição de chuva persistente nestas áreas, especialmente no Litoral Norte. O risco para ocorrências como alagamentos e deslizamentos é moderado a alto em toda a faixa leste catarinense. No Grande Oeste, pancadas de chuva com trovoadas podem ser observadas no período da tarde, devido a combinação de calor e umidade, sendo baixo o risco para ocorrências associadas. Os ventos sopram de leste em Santa Catarina, com intensidade fraca a moderada e rajadas que podem passar dos 55 km/h. Assim, é baixo a moderado o risco para ocorrências como destelhamentos e danos na rede elétrica entre o Meio-Oeste e os planaltos.
PREVISÃO PARA SEGUNDA-FEIRA (28)

  A condição de chuva persistente segue ocorrendo entre o Litoral Norte, Vale do Itajaí e Grande Florianópolis na segunda-feira (28), ainda favorecidas pelo transporte de umidade do oceano para o continente e pelas instabilidades em médios e altos níveis atmosféricos. O risco para ocorrências como alagamentos e deslizamentos é alto nestas regiões. No Litoral Sul e planaltos, chove com menos intensidade e o sol deve aparecer em alguns momentos. Do Extremo ao Meio-Oeste, o sol aparece entre nuvens e as temperaturas no período da tarde variam entre 25°C  e 30°C. Os ventos seguem de quadrante leste em Santa Catarina, com intensidade moderada nas áreas de divisa com o Paraná (rajadas que podem passar dos 55 km/h) e fraca nas demais regiões. O risco para ocorrências associadas é baixo a moderado.

TENDÊNCIA PARA OS PRÓXIMOS DIAS
Na terça (29) e na quarta-feira (30), as chuvas seguem ocorrendo de forma persistente no leste catarinense e se intensificam ainda mais, principalmente na Grande Florianópolis, Baixo Vale do Itajaí e  Litoral Norte. Devido aos altos valores de chuva previstos para os dias anteriores, o risco é alto a muito alto para ocorrências como alagamentos e deslizamentos.
CONDIÇÕES DE VENTO E MAR (26/11)
Os ventos sopram de sudeste em Santa Catarina neste sábado (26), com intensidade fraca no Grande Oeste e moderada a forte dos planaltos ao litoral.  No litoral Norte, as rajadas podem passar dos 60 km/h, sendo moderado o risco para ocorrências associadas.

Entre a tarde e a noite, o mar se agita entre a Grande Florianópolis e o Litoral Norte catarinense, com ondulação de leste e altura entre 1,5 m e 2,5 m, com picos de até 3 m.