PREVISÃO DO TEMPO VOLTADA PARA A DEFESA CIVIL (26/12) – 05:00

 

PREVISÃO PARA SEGUNDA-FEIRA (26)

Na segunda-feira (26), o dia já amanhece com chuva entre a Grande Florianópolis litorânea e o Baixo Vale do Itajaí por conta do transporte de umidade e de instabilidades atmosféricas, com risco alto a muito alto para ocorrências como alagamentos e deslizamentos devido aos altos acumulados registrados durante a madrugada. A passagem de uma frente fria por Santa Catarina provoca chuva pontualmente intensa e temporais isolados (com raios, rajadas de vento e eventual queda de granizo) do Meio-Oeste ao litoral a partir do final da manhã. O risco para ocorrências associadas a estas condições é moderado a alto. No Extremo Oeste e Oeste, o predomínio é de tempo nublado, mas não se descarta a ocorrência de pancadas isoladas. 

PREVISÃO PARA TERÇA-FEIRA (27)

A terça-feira (27) deve amanhecer com tempo nublado em Santa Catarina, com chance de chuvas fracas e isoladas ainda por conta da influência da frente fria. A partir da tarde, a aproximação de mais instabilidades atmosféricas provocam temporais (com raios, rajadas de vento e queda de granizo) e chuvas pontualmente intensas e volumosas, especialmente nas regiões de divisa com o Rio Grande do Sul. O risco para ocorrências associadas a estas condições (como alagamentos e deslizamentos) é moderado a alto.  As temperaturas máximas superam os 36°C no Extremo Oeste e Oeste e variam entre 28°C e 32°C no Meio-Oeste, Planalto e Litoral Norte, Vale do Itajaí e Grande Florianópolis.

PREVISÃO PARA QUARTA-FEIRA (28)

Áreas de baixa pressão em vários níveis atmosféricos fazem com que o tempo siga instável na quarta-feira (28) em todo o estado, com temporais e chuva pontualmente intensa ocorrendo do Extremo Oeste em direção às demais regiões catarinenses entre a madrugada e manhã. Durante a tarde, a chuva e os temporais se concentram no centro-leste do estado. O risco é moderado a alto para ocorrências associadas a chuva pontualmente intensa e aos temporais. As temperaturas máximas diminuem em relação aos dias anteriores, com valores entre 27°C e 30°C no Extremo Oeste,Oeste e Litoral Sul e entre 20°C e 24°C nas demais regiões. Os ventos sopram de quadrante oeste em Santa Catarina, com intensidade fraca a moderada.

 

TENDÊNCIA PARA OS PRÓXIMOS DIAS

Na quinta-feira (29), um sistema de alta pressão favorece o tempo firme em Santa Catarina. Na sexta-feira (30), a aproximação de novas instabilidades provocam o aumento de nuvens em Santa Catarina, com chance de pancadas de chuva com trovoadas a partir da tarde.

 

CONDIÇÕES DE VENTO E MAR (26/12)

Os ventos sopram de direções variadas pelo estado ao longo do dia, com velocidade média fraca.

Ondas de direção leste e altura entre 1,0 e 1,5 m no Litoral Norte e Grd. Florianópolis e de direção nordeste e  picos de até 2,0 m no Litoral Sul.