PREVISÃO DO TEMPO VOLTADA PARA A DEFESA CIVIL (26/12) – 05:00

PREVISÃO PARA SÁBADO (26/12)

No sábado (26), as condições do tempo são de sol entre poucas nuvens na faixa oeste do estado. Na faixa centro-leste, a umidade vinda do oceano favorece muita nebulosidade e chance de chuvas isoladas e mal distribuídas, apresentando risco potencial baixo para desastres. Ao longo do dia ocorrem períodos de melhoria no tempo entre os Planaltos e Litoral intercalado com tempo nublado. As temperaturas máximas na faixa Oeste, podem chegar aos 32 °C. Nas demais áreas entre 23 e 27 °C.  Ventos de sudeste a nordeste, fraco a moderado, com rajadas de vento isoladas entre  40 km/h e 50 km/h.

PREVISÃO PARA DOMINGO (27/12)

O domingo (27) inicia com nebulosidade variável em Santa Catarina. A partir da tarde, no Litoral, Vale do Itajaí e parte dos Planaltos são previstos  temporais associados à chuva intensaPortanto, há risco moderado para desastres. As temperaturas amenas no amanhecer, com mínimas entre 11 e 14°C no Planalto Sul e entre 13 e 18°C nas demais regiões. As temperaturas máximas variam de 30 a 34°C, no Oeste e Planalto Norte e entre 23 e 29 °C no restante do estado. Ventos de leste a nordeste, com intensidade fraca a moderada. Rajadas de ventos isoladas associadas aos temporais.

PREVISÃO PARA SEGUNDA-FEIRA (28/12)

Na segunda-feira (28), segue com tempo instável em Santa Catarina. Na faixa Oeste há condição de variação de nuvens com chuvas isoladas. Dos Planaltos ao Litoral permanece a previsão para temporais associados  a chuva intensa, apresentando risco moderado para desastres. As temperaturas mínimas previstas variam de 12 a 15 °C no Planalto Sul e entre 15 e 19 °C nas demais regiões. As temperaturas máximas previstas na faixa Oeste, Vale do Itajaí e Litoral Norte ficam entre 29 e 36°C, demais regiões entre 23 e 29°C. Ventos de sudeste/leste, fraco  a moderado com rajadas associadas aos temporais.

TENDÊNCIA PARA OS PRÓXIMOS DIAS

A terça-feira (29) e quarta-feira (30) iniciam com sol entre nuvens na maioria das regiões e com maior nebulosidade no litoral e áreas próximas. No entanto, a atuação de um sistema de baixa pressão e a aproximação de uma frente fria provoca temporais com raios e chuva intensa a partir do período da tarde nos dois dias.

CONDIÇÕES DE VENTO E MAR (26/12)

No sábado (26) com ventos de sudeste a nordeste com intensidade fraca a moderada. Rajadas de vento isoladas de intensidade moderada entre 40 km/h e 60 km/h. Condições de mar pouco agitado com ondas de direção leste em todo litoral com altura entre 0,5m a 1,5 m com picos de 2,0 m entre o Litoral Sul e a Grande Florianópolis.