PREVISÃO DO TEMPO VOLTADA PARA A DEFESA CIVIL (27/01) – 05:00

PREVISÃO PARA QUARTA-FEIRA (27)

A situação pré-frontal aliada ao calor e umidade ditam as condições do tempo no estado. Há previsão de pancadas de chuva acompanhadas de temporais (chuva forte em curto período, com raios, eventual queda de granizo e rajadas de ventos) do Extremo Oeste ao Litoral Sul, principalmente a partir da tarde. Logo, há um risco moderado a localmente alto de desastres. Nas demais áreas, a partir do final da tarde, há chance de pancadas de chuva bem isoladas, com trovoadas com um risco moderado para desastres. À tarde, as temperaturas máximas ficam elevadas no litoral, Vale (31°C a 38°C). Nos Planaltos e Meio Oeste variam de 26°C a 32°C e nas demais regiões de 23°C a 26°C. Ventos de nordeste a noroeste, com fraca a moderada intensidade, no estado. Rajadas de ventos com moderada a forte intensidade (50 a 80 km/h), principalmente da porção oeste ao Litoral Sul, associadas aos temporais.

PREVISÃO PARA QUINTA-FEIRA (28)

Atuação de uma frente fria litorânea com o suporte do fluxo de ar quente e úmido vindo da região Amazônica favorece variação de nuvens, onde o sol aparece em alguns momentos, e previsão de pancadas de chuva (que podem vir acompanhadas de temporais isolados) em todo estado, principalmente a partir da tarde. Há um risco moderado para desastres. Dia começa com temperaturas mínimas amenas no estado: 14°C no Planalto Sul, 18°C a 24°C no litoral, Vale, 16°C a 20°C nas demais regiões. À tarde, por conta de algumas aberturas onde o sol aparece, as máximas ficam mais altas no Vale, com 32°C, variando de 26°C a 30°C no litoral, Extremo Oeste, Oeste e até 26°C nas demais áreas. Ventos de quadrante norte em grande parte do estado e passando para sul nas áreas de divisa com o RS, com fraca a moderada intensidade, no estado. Rajadas de ventos de moderada intensidade (até 55 km/h) na porção oeste.

PREVISÃO PARA SEXTA-FEIRA (29)

A frente fria litorânea se afasta, mas ainda permanece o suporte do ar quente e úmido vindo da região Amazônica em conjunto com uma área de baixa pressão alongada no estado. Isto favorece um dia com variação de nuvens, com alguns momentos onde o sol aparece, e com previsão de pancadas de chuvas pelo estado. Logo, há um risco moderado para desastres. Dia com temperaturas mínimas amenas no estado: 14°C no Planalto Sul, 19°C a 25°C no litoral, Vale, 17°C a 20°C nas demais regiões. À tarde, as máximas devem ser altas em boa parte do estado, favorecendo a sensação de abafamento. Da Grd. Florianópolis ao Litoral Norte variam de 28°C a 33°C, no Litoral Sul, porção oeste de 26°C a 30°C e até 26°C nos Planaltos. Ventos de norte/noroeste, com fraca a moderada intensidade no estado. Rajadas de ventos isoladas, de moderada intensidade (até 50 km/h).

TENDÊNCIA PARA OS PRÓXIMOS DIAS

No sábado (30), áreas de instabilidade formadas pelo calor e umidade favorecem pancadas de chuvas isoladas entre a tarde/noite no estado, com chance de temporais bem isolados. No domingo (31) a aproximação de uma nova frente fria favorece pancadas de chuva com temporais a partir da tarde da porção oeste ao Litoral Sul e que se espalham durante a noite para as demais regiões.

CONDIÇÕES DE VENTO E MAR

Quarta-feira (27) com ventos de nordeste a noroeste, com fraca a moderada intensidade, no estado. Rajadas de ventos com moderada a forte intensidade (50 a 80 km/h), principalmente da porção oeste ao Litoral Sul, associadas aos temporais.

Ondas com direção nordeste em todo litoral. Altura de 1,0 m a 1,5 m no Litoral Sul, Grd. Florianópolis e até 1,0 m nas demais áreas litorâneas.