PREVISÃO DO TEMPO VOLTADA PARA A DEFESA CIVIL (27/03) – 05:00

PREVISÃO PARA DOMINGO (27/03)

Em função de um Sistema de Alta Pressão que atua no estado de Santa Catarina, no domingo (27) o tempo permanece estável e com predomínio de sol em todas as regiões. A partir do final da tarde a nebulosidade aumenta da Grd. Florianópolis ao Litoral Norte e também no Baixo e Médio vale do Itajaí, devido ao vento que vira de leste/sudeste, mas não há ocorrência de chuva. Não há risco para ocorrências meteorológicas. As temperaturas são amenas no início da manhã e variam entre 11°C e 13°C no oeste, Baixo e Médio Vale do Itajaí, entre 8°C e 10°C nos Planaltos Norte e Sul e no Alto Vale do Itajaí e entre 15°C e 18°C no Litoral. As temperaturas máximas oscilam entre 21°C e 25°C do oeste ao Médio Vale do Itajaí e de 25°C a 29°C no litoral, Planalto Norte e no Baixo Vale do Itajaí.

PREVISÃO PARA SEGUNDA-FEIRA (28/03)

Na segunda-feira (28) haverá predomínio do sol em todas as regiões de Santa Catarina ainda devido a atuação do Centro de Alta Pressão. Ocorre aumento da nebulosidade a partir do meio da tarde nos planaltos e ao longo da noite em áreas de divisa com o Paraná, no Baixo e Médio Vale do Itajaí e no litoral catarinense onde há chance de chuva fraca em função da circulação marítima. Não há risco para ocorrências meteorológicas. As temperaturas mínimas ficam em torno de 10°C e 14°C no Planalto Sul, parte do Planalto Norte e oeste do estado e entre 15°C e 20°C no Litoral, no Vale do Itajaí e parte leste do Planalto Norte. As máximas ficam entre 23°C e 25°C nos Planaltos e no nordeste catarinense (na divisa com o Paraná) e entre 25°C a 29°C no Litoral e no oeste.

 

PREVISÃO PARA TERÇA-FEIRA (29/03)

Na terça-feira (29) há a ocorrência de nevoeiro em todo o litoral e no Vale do Itajaí ao longo da madrugada. Com o deslocamento da Alta Pressão para o oceano e a aproximação de uma nova frente fria do estado de Santa Catarina, a nebulosidade aumenta no oeste, planaltos e no Vale do Itajaí,  há a ocorrência de chuva fraca e isolada no Litoral Norte ao longo do dia devido a circulação marítima e no Extremo Oeste a chuva fraca e isolada também ocorre, mas do meio ao final da tarde devido a aproximação da frente. Não há risco para ocorrências meteorológicas.  As temperaturas mínimas oscilam entre 11°C e 15°C no Planalto Sul e entre 15°C e 19° no restante do estado. As máximas ficam entre 24°C e 28°C no Planalto Sul e entre 27°C e 30° nas outras regiões.

 

TENDÊNCIA PARA OS PRÓXIMOS DIAS

Na quarta-feira (30) o dia começa sob influência da frente fria que provoca temporais isolados  a partir do oeste e divisa com o RS já no início da manhã, ao longo do dia a chuva com temporais isolados se espalha por todo o estado. Ao longo da quinta-feira (31)  as áreas de instabilidade causadas pela frente se deslocam pelo estado, perdendo força e se concentrando mais ao Litoral Norte (divisa com o Paraná) ao longo da noite.

CONDIÇÕES DE VENTO E MAR (27/03)

Vento variando entre sul e sudeste no Litoral e em em diversas direções no restante do estado, ao longo de todo o domingo (27). De uma forma geral o vento é fraco em Santa Catarina, com rajadas pontuais de 35 km/h no Litoral Sul.   

Ondas de direção leste/sudeste com altura entre 0,5 a 1,5m na costa catarinense.