PREVISÃO DO TEMPO VOLTADA PARA A DEFESA CIVIL (27/03) – 05:00

PREVISÃO PARA SÁBADO (27)

A combinação do calor, disponibilidade de umidade e aproximação de uma frente fria ocasionam pancadas de chuvas isoladas em boa parte do estado. A chuva deve ser mal distribuída, ou seja, chove em uma cidade e na vizinha não passa de um aumento de nuvens. Há chance de temporais bem isolados, com chuva de moderada a forte intensidade, raios, eventual queda de granizo e rajadas de ventos. Pontualmente, os acumulados de chuva podem ser altos em curto intervalo de tempo. Assim, o risco é moderado para desastres. À tarde, as temperaturas máximas chegam aos 25°C no Planalto Sul, variam de 30°C a 35°C no Planalto e Litoral Norte, Vale do Itajaí, 27°C a 32°C nas demais regiões. Ventos de noroeste passando para quadrante sul no estado, com fraca a moderada intensidade. Rajadas de ventos ocasionais e associadas aos temporais.

PREVISÃO PARA DOMINGO (28)

Deslocamento de uma frente fria ocasiona pancadas de chuvas, que podem vir acompanhadas de temporais isolados no estado. A chuva já deve iniciar pela madrugada em localidades da porção oeste ao Litoral Sul e no decorrer do dia se espalha pelas demais regiões. Assim, o risco é moderado para desastres. O dia começa com temperaturas mínimas amenas no estado: 12°C a 15°C nos Planaltos, Meio Oeste, 17°C a 23°C nas demais regiões. À tarde, as máximas chegam aos 30°C no Planalto Norte, 24°C no Planalto Sul, variam de 30°C a 34°C no litoral, Vale, 24°C a 27°C na porção oeste. Ventos de nordeste a noroeste passando para quadrante sul no decorrer do dia, com fraca a moderada intensidade. Rajadas de ventos ocasionais e associadas aos temporais.

PREVISÃO PARA SEGUNDA-FEIRA (29)

O afastamento da frente fria do estado deixa o dia com variação de nuvens e pancadas de chuvas em boa parte do estado, principalmente, a partir da tarde. Há chance de temporais isolados. O dia começa com temperaturas amenas no estado: perto de 12°C no Planalto Sul, 14°C a 17°C na porção oeste, Planalto Norte, 16°C a 22°C nas demais áreas. À tarde, as máximas ficam mais altas no Litoral Norte (até 32°C), Vale, Grd. Florianópolis e Litoral Sul (25°C a 29°C), enquanto que nas demais regiões não passa dos 26°C. A partir da noite a queda nas temperaturas deve ser significativa da porção oeste aos Planaltos e Alto Vale, com mínimas ficando abaixo dos 12°C. Ventos de sudoeste/sul com fraca a moderada intensidade no estado. Rajadas de ventos ocasionais, em torno de 65 km/h, na Grd. Florianópolis, Planalto e Litoral Sul associada ao deslocamento de um ciclone próximo ao litoral do RS. Assim, o risco é moderado para desastres.

TENDÊNCIA PARA OS PRÓXIMOS DIAS

Terça-feira (30) e quarta-feira (31) com previsão de chuva a qualquer hora do dia no litoral, Vale e áreas próximas por conta de ventos úmidos vindos do mar. As temperaturas mínimas devem ser baixas na porção oeste, Planaltos, Alto Vale e Grd. Florianópolis Serrana (abaixo dos 12°C). Entre o Meio Oeste e Planaltos pode ficar abaixo dos 9°C. As máximas não sobem muito no estado, variando de 25°C a 28°C no litoral, Vale e até 25°C nas demais regiões.

CONDIÇÕES DE VENTO E MAR

Sábado (27) com ventos de noroeste passando para quadrante sul no estado, com fraca a moderada intensidade. Rajadas de ventos ocasionais e associadas aos temporais.

Ondas com direção leste passando a sudeste/sul e altura de até 1,0 m no Litoral Sul. Nas demais áreas litorâneas, ondas com direção sudeste/sul e altura de até 1,0 m.