PREVISÃO DO TEMPO VOLTADA PARA A DEFESA CIVIL (27/04) – 05:00

PREVISÃO PARA QUARTA-FEIRA (27/04)

A quarta-feira (27) será marcada pelo predomínio de sol a com algumas nuvens em Santa Catarina. Não há risco de ocorrências meteorológicas. À tarde, devido a maior presença do sol, as temperaturas máximas chegam aos 35°C no Litoral Sul, 26°C no Planalto Sul, variam de 26°C a 32°C nas demais regiões. Ventos de nordeste/norte no centro-leste e de norte/noroeste na porção oeste do estado, com fraca a moderada intensidade. No decorrer do dia com rajadas ocasionais, em torno de 55 km/h, na porção oeste, Litoral Sul.

PREVISÃO PARA QUINTA-FEIRA (28/04)

A quinta-feira (28) inicia com sol e poucas nuvens. Mas, a partir da tarde, a aproximação de uma frente fria favorece o aumento das nuvens, pancadas de chuva com chance de temporais bem isolados da porção oeste ao Litoral Sul. Entre a tarde e noite, por conta do calor e a disponibilidade de umidade pode ocorrer chuva de forma isolada da Grd. Florianópolis ao Litoral Norte. O risco é baixo a moderado para ocorrências relacionadas aos temporais. Amanhecer com temperaturas mínimas perto dos 12°C na Serra, de 13°C a 16°C no Meio Oeste, Planalto Norte, Alto Vale do Itajaí e de 17°C a 22°C nas demais regiões. À tarde, as máximas chegam aos 37°C no Litoral Sul, 34°C no Litoral Norte, 27°C no Planalto Sul e variam de 28°C a 32°C nas demais áreas. Ventos de quadrante norte virando para de sudoeste/sul a partir da noite, com fraca a moderada intensidade. Rajadas de ventos com moderada a forte intensidade (50 a 85 km/h) da porção oeste ao Litoral Sul e em todo litoral. O risco é moderado para ocorrências associadas aos ventos.

PREVISÃO PARA SEXTA-FEIRA (29/04)

Na sexta-feira (29) o deslocamento de uma frente fria pelo oceano deixa o dia com variação de nuvens, pancadas de chuva isoladas no estado e chance para temporais bem isolados na porção oeste. O risco é baixo a moderado para ocorrências relacionadas aos temporais. Amanhecer com temperaturas mínimas perto dos 13°C na Serra, entre 14°C a 16°C no Meio Oeste, Planalto Norte, Alto Vale do Itajaí e de 17°C a 21°C nas demais áreas. À tarde, as máximas variam de 23°C a 26°C na porção oeste, chegam aos 17°C no Planalto Sul e não passam dos 23°C nas demais regiões. Ventos de sul/sudeste com fraca a moderada intensidade com rajadas ocasionais (até 50 km/h), principalmente, no litoral.

TENDÊNCIA PARA OS PRÓXIMOS DIAS

No sábado (30) o aprofundamento de um cavado aliado ao fluxo de ar quente e úmido vindo da região Amazônica ocasiona pancadas de chuvas isoladas em boa parte do estado. No domingo (01) a formação de uma área de baixa pressão entre SC e RS aliada ao fluxo de ar quente e úmido vindo da região Amazônica favorece pancadas de chuvas em todo estado, com chance de temporais isolados, principalmente, entre o Planalto, Litoral Sul e a Grd. Florianópolis.

 

CONDIÇÕES DE VENTO E MAR (27/04)

Quarta-feira (27) com ventos de nordeste/norte no centro-leste e de norte/noroeste na porção oeste do estado, com fraca a moderada intensidade. No decorrer do dia com rajadas ocasionais, em torno de 55 km/h, na porção oeste, Litoral Sul.

Ondas com direção nordeste e altura de 1,5 m a 2,0 m no Litoral Sul. Nas demais áreas litorâneas, ondas com direção leste e altura de 1,0 m.