PREVISÃO DO TEMPO VOLTADA PARA A DEFESA CIVIL (27/07) – 05:00

PREVISÃO PARA TERÇA-FEIRA (27/07)

Na terça-feira (27) o avanço de uma frente fria provoca chuva, com temporais isolados, em toda Santa Catarina. Logo pela madrugada já chove nas áreas de divisa com o RS, avançando gradativamente para as demais regiões entre a manhã e o final do dia. Na retaguarda da frente fria, uma intensa massa de ar frio ingressa no estado, provocando declínio acentuado nas temperaturas em todas as regiões. Entre o oeste e sul do estado as máximas serão registradas ainda na madrugada (entre  17°C e 22°C), e diminuindo até a noite (entre 0°C e 8°C). Os ventos sopram com intensidade moderada de quadrante sudoeste/sul. O risco é baixo a moderado para ocorrências associadas a chuva intensa e rajadas de vento.

PREVISÃO PARA QUARTA-FEIRA (28/07)

Na quarta-feira (28) uma intensa massa de ar frio passa a influenciar o estado. O dia será com sensação de frio intenso, por conta da combinação das baixas temperaturas e ventos persistentes que sopram com intensidade moderada de sul/sudoeste. No amanhecer a temperatura fica negativa dos planaltos ao oeste, e durante a tarde não devem passar de 14°C na maior parte do estado. Ainda assim, o sol predomina, apenas com variação de nebulosidade entre o Meio Oeste e Planalto Sul, onde há chance de precipitação invernal, sobretudo à noite. Há também risco para congelamento de pista nos pontos mais altos do Planalto Sul e Meio Oeste. O mar fica agitado ao longo da costa catarinense, com risco moderado a alto para ocorrências associadas a agitação marítima e ressaca.

 

PREVISÃO PARA QUINTA-FEIRA (29/07)

O frio intenso iniciado na quarta-feira (28) toma conta de Santa Catarina e segue rigoroso na quinta-feira (29), caracterizando assim uma onda de frio, uma vez que deve perdurar até o sábado (31). As mínimas ficam próximas e até abaixo de 5°C na faixa litorânea e negativas em todas as outras regiões catarinenses, ficando abaixo dos -8°C nos pontos mais altos da serra. O tempo segue firme, apenas com variação de nebulosidade no início da manhã. Por conta das baixas temperaturas no estado, há condição para geada ampla. A sensação é de frio intenso durante o dia em grande parte do estado, com temperaturas que não passam dos 13°C.

 

 

TENDÊNCIA PARA OS PRÓXIMOS DIAS

Entre a sexta-feira (30) e o sábado (31), Santa Catarina segue sob a atuação da onda de frio, mantendo-se então a sensação de frio intenso e temperaturas próximas ou abaixo dos 5°C no litoral e negativas entre o oeste e planaltos. O tempo segue firme, com pouca variação de nebulosidade, com condição favorável para formação de geada ampla entre a madrugada e o amanhecer.

 

CONDIÇÕES DE VENTO E MAR (27/07)

Vento soprando do quadrante norte com fraca a moderada intensidade. Rajadas entre 50 e 60km/h no litoral.

O mar fica agitado, com risco de ressaca, com ondas de quadrante sul/sudoeste e altura entre 2,5 m a 3 m no Litoral Sul e Grande Florianópolis, com picos de até 3,5 m no Litoral Sul, e entre 1,5 m e 2 m no Litoral Norte. O risco é moderado a alto para ocorrências associadas à agitação marítima.