PREVISÃO DO TEMPO VOLTADA PARA A DEFESA CIVIL (27/08) – 05:00

PREVISÃO PARA SÁBADO (27/08)

O sábado (27) será marcado pelo tempo ensolarado e quente na maior parte do dia, devido a condição de pré-frontal, isto é, antes da passagem da frente fria, as temperaturas se elevam em todas as regiões, superando os 30°C na região do Litoral Sul e Extremo Oeste. Nas áreas do Oeste, Meio Oeste, Vale do Itajaí, Planaltos, Grande Florianópolis e Litoral Norte oscilam entre 23°C e 28°C no período da tarde. Além disso, há aumento de nebulosidade nas áreas de divisa com o Rio Grande do Sul, podendo ocorrer temporais isolados no final da noite, com risco baixo para ocorrências meteorológicas.

PREVISÃO PARA DOMINGO (28/08)

A partir da madrugada de domingo (28) a aproximação e atuação de uma frente fria provoca chuva em Santa Catarina, começando nas áreas de divisa com o Rio Grande do Sul e avançando gradativamente para as demais regiões. Na retaguarda do sistema, uma intensa massa de ar seco e frio, de origem polar, derruba as temperaturas ao longo do domingo. As temperaturas mínimas devem ser registradas à noite, com valores negativos nas áreas mais elevadas da serra. Os ventos mudam para quadrante sul, de intensidade moderada nas áreas litorâneas. Há risco baixo para ocorrências associadas às condições de temporais e moderado para condição dos ventos.

PREVISÃO PARA SEGUNDA-FEIRA (29/08)

Nesta segunda (29), o avanço da massa de ar frio e seco provoca queda das temperaturas, mas mantém o tempo aberto, com apenas nebulosidade no litoral. Entre os Planaltos, Meio Oeste, Grande Florianópolis Serrana e parte do Alto Vale do Itajaí há chance de geada ampla e as temperaturas ficam próximas ou abaixo de 0°C. A sensação de frio é intensificada no centro-leste, com os ventos que sopram de sul, com intensidade moderada. Há risco moderado para ocorrências associadas ao frio intenso, como riscos à saúde, especialmente de pessoas vulneráveis, e congelamento de pistas. 

 

TENDÊNCIA PARA OS PRÓXIMOS DIAS

Entre terça-feira (30) e quarta-feira (31), com o afastamento das instabilidades, o tempo firme e ensolarado predomina na maior parte das regiões, sem condições para chuva. 

CONDIÇÕES DE VENTO E MAR (27/08)

Sábado (27) com ventos de direção norte, com intensidade fraca. 

Ondas com direção leste em todo litoral catarinense. Altura de 1,0 m a 1,5 m no Litoral Sul e até 1,0 m nas demais áreas litorâneas.

image.png