PREVISÃO DO TEMPO VOLTADA PARA A DEFESA CIVIL (27/09) – 05:00

PREVISÃO PARA TERÇA-FEIRA (27)

Na terça-feira (27), o tempo permanece instável em SC, com variação de nuvens e condições para chuva a qualquer momento do dia, devido a uma frente fria, que se desloca pelo mar associada a um sistema de baixa pressão entre o Paraguai e o PR. A chuva ocorre na forma de pancadas, sendo mais frequente nas áreas de divisa com PR, onde também pode vir acompanhada por trovoadas em alguns momentos. O vento vira para o quadrante sul/sudeste no decorrer do dia com intensidade fraca a moderada e com rajadas (de 40 a 60km/h) a partir da tarde, em especial nas áreas de divisa com o RS e no Litoral. À tarde, as temperaturas máximas oscilam de 18°C a 23°C na maioria das regiões, chegando aos 25 a 26°C no Litoral Sul e no Médio e Baixo Vale do Itajaí. O risco é baixo a moderado para ocorrências relacionadas aos ventos e às trovoadas.

 

PREVISÃO PARA QUARTA-FEIRA (28)

Na quarta-feira (28), a circulação marítima começa a influenciar o Litoral de SC, mantendo a presença e variação de nuvens, bem como a condição para chuva ocasional. Dos planaltos ao Extremo Oeste, variação de nuvens e condições para pancadas isoladas de chuva a partir da tarde com algumas trovoadas, devido a formação de um sistema de baixa pressão no sul do Paraguai. Vento de sul a sudeste no Litoral com intensidade moderada (20 a 30km/h) e com rajadas (45 a 60km/h) entre a Grande Florianópolis e o Litoral Norte. No restante do estado, vento de sudeste a leste, fraco a moderado e com rajadas em torno de 40km/h. Temperaturas baixas no amanhecer oscilando entre 10 e 15°C, ficando mais baixas nas áreas altas do Planalto Sul e Grande Florianópolis Serrana, onde variam entre 5 e 10°C. À tarde as máximas não sobem muito e não passam dos 13 a 14°C nos planaltos e dos 20°C nas demais regiões. O risco para ocorrências associadas ao vento e a chuva é baixo a moderado.

 

PREVISÃO PARA QUINTA-FEIRA (29)

O Litoral de SC continua sob influência da circulação marítima, que mantém a presença e variação de nuvens assim como a ocorrência de chuva por alguns momentos da quinta-feira (29). Nas demais regiões, presença de nebulosidade e condições para pancadas de chuva no Extremo Oeste e Oeste, por causa do sistema de baixa pressão no sul do Paraguai. O vento sopra do quadrante sudeste/leste no Litoral com rajadas moderadas (entre 30 e 40km/h). Nas demais regiões vento predominante de nordeste com rajadas mais intensas no Oeste, variando de 40 a 60km/h. As temperaturas diminuem e as mínimas ficam abaixo dos 5°C no Planalto Sul e entre 6 e 9°C no Meio-Oeste e Planalto Norte, com formação de geada.  À tarde, máximas entre 13 a 14°C nos planaltos e de 19 a 21°C nas demais regiões.  O risco é baixo a moderado para ocorrências relacionadas aos ventos e às trovoadas.

 

 

TENDÊNCIA PARA OS PRÓXIMOS DIAS

Na sexta-feira (30), o sistema de baixa pressão, formado no sul do Paraguai, se desloca pelo RS estendendo a condição para pancadas de chuva e trovoadas a partir da tarde do Extremo Oeste aos planaltos e no Litoral Sul. Entre a Grande Florianópolis e o Litoral Norte do estado, a circulação marítima mantém a variação de nuvens e a chuva ocasional. No sábado (01), a instabilidade fica mais restrita ao Litoral, ainda por influência do deslocamento de umidade do mar para o continente, que favorece a presença de nuvens e a chuva de forma fraca e ocasional.  

 

CONDIÇÕES DE VENTO E MAR (27/09)

Na terça-feira (27), vento passando para o quadrante sul/sudeste no decorrer do dia com intensidade fraca a moderada e com rajadas (de 40 a 60km/h) a partir da tarde no Litoral. 

A agitação marítima diminui no Litoral catarinense, com ondas de sudeste a leste, com altura entre 0,5 e 1,0m.