PREVISÃO DO TEMPO VOLTADA PARA A DEFESA CIVIL (27/12) – 05:00

PREVISÃO PARA SEGUNDA-FEIRA  (27/12)

O dia começa com presença de sol em todas as regiões catarinenses, porém a partir do final da manhã o calor combinado a instabilidade de uma frente fria que se desloca pelo mar associada a um ciclone extratropical com centro na mar na altura do Litoral do RS, provocam pancadas de chuva e temporais do centro ao leste do estado. A chuva mais intensa assim como os temporais mais intensos são esperados para ocorrer na Grande Florianópolis, Vale do Itajaí, Planalto Norte e Litoral Norte, regiões onde o risco para ocorrências associadas aos temporais e a enxurradas é alto. No Oeste permanece o tempo seco e as temperaturas muito elevadas, com máximas entre 36 e 38°C. Nas demais regiões as máximas oscilam em torno dos 30°C.

 

 

PREVISÃO PARA TERÇA-FEIRA  (28/12)

O sol aparece pela manhã na maioria das regiões, permanecendo apenas as áreas de divisa com o PR com mais nuvens. Entre o final da manhã e a tarde, o calor e a formação de um sistema de baixa pressão próximo ao litoral de SC, favorecem a ocorrência de pancadas de chuva, novamente com risco para temporais, entre os Planaltos e o Litoral. O risco é baixo a moderado para ocorrências associadas aos temporais em especial no Litoral.  No interior do estado, tempo estável com presença de sol e temperaturas muito elevadas com máximas próximas aos 40°C. Nas demais regiões máximas entre 30 e 35°C.  

 

PREVISÃO PARA QUARTA-FEIRA  (29/12)

O vento passa a predominar do quadrante leste/sudeste no Litoral, transportando umidade do mar para o continente e mantendo a presença e variação de nuvens, assim como a condição de chuva isolada por alguns momentos, principalmente da Grande Florianópolis para o sul. Nas demais regiões o calor combinado a disponibilidade de umidade e a instabilidade em médios níveis da atmosfera, favorecem a ocorrência de pancadas isoladas de chuva com trovoadas e risco de temporais. O risco é moderado para ocorrências associadas aos temporais. A temperatura segue elevada com máximas próximas aos 40°C no Oeste, entre 31 e 34°C nos Planaltos e Meio-Oeste. No Litoral sobem menos devido a presença de nuvens e variam entre 26 e 29°C. 

 

 

TENDÊNCIA PARA OS PRÓXIMOS DIAS

Na quinta-feira (30) aumenta o risco de temporais em SC, que devem atingir boa parte do estado, devido ao calor e a instabilidade em médios e altos níveis da atmosfera, com risco moderado para ocorrências associadas aos temporais. O ano de 2021 se despede com tempo mais ameno no dia (31), com mais nuvens no Litoral por causa da circulação marítima e com chance de algumas pancadas muito isoladas de chuva com trovoadas entre a tarde e o início da noite nas demais regiões. 

 

CONDIÇÕES DE VENTO E MAR (27/12)

Nesta segunda-feira (27), vento de nordeste a noroeste virando para sul no decorrer da tarde, fraco e com rajadas moderadas. 

Mar pouco agitado com ondas de direção leste/nordeste em todo litoral catarinense e altura de 0,5 a 1,0m.