PREVISÃO DO TEMPO VOLTADA PARA A DEFESA CIVIL (28/01) – 05:00

PREVISÃO PARA SEXTA-FEIRA (28/01)

Na sexta-feira (28), o predomínio é de tempo nublado e com chuva nas áreas entre o Litoral Norte, Planalto Norte e em todo o Vale do Itajaí, devido aos ventos úmidos que sopram do oceano para o continente. Nas demais áreas litorâneas, Planalto Sul e Meio Oeste, a nebulosidade predomina, mas chove de forma mais isolada. O risco é baixo a moderado para ocorrências associadas a chuva persistente e volumosa, como alagamentos e deslizamentos. As temperaturas declinam significativamente no estado em relação aos dias anteriores, com máximas abaixo de 25°C. Vento de sul a sudeste, com intensidade moderada.

PREVISÃO PARA SÁBADO (29/01)

No sábado (29), o tempo será estável do Oeste ao Planalto Sul, mas a nebulosidade ainda predomina em todo o estado. Nas demais regiões o deslocamento de umidade do mar para o continente mantém condições para chuvas rápidas. O dia começa com temperaturas por volta de 15 a 20°C na maior parte do estado. No decorrer da tarde, as máximas marcam entre 19 e 24°C, com pontuais mais quentes no Extremo Oeste. Ventos sopram de sudeste a leste, com intensidade fraca. O risco é baixo para ocorrências associadas a chuva persistente no Litoral, em especial no Norte. 

PREVISÃO PARA DOMINGO (30/01)

No domingo (30), com a presença de uma massa de ar seco,  nas áreas da metade oeste do estado o sol aparece entre poucas nuvens. Entre os Planaltos e Norte do estado, o deslocamento de umidade do mar para o continente traz nebulosidade, com condições para chuvas fracas e rápidas, sem risco para ocorrências associadas às condições de tempo. De forma pontual, são observadas temperaturas mínimas abaixo de 10°C no Planalto Sul. Nas demais áreas, marcam de 13 a 18°C em média. As máximas voltam a atingir valores próximos aos 30°C no Extremo Oeste e Litoral Sul. Os ventos sopram de leste a sudeste, com intensidade fraca.

TENDÊNCIAS PARA OS PRÓXIMOS DIAS

Na segunda-feira (31) o tempo se mantém instável, com variação de nuvens e chuvas rápidas nas áreas litorâneas. Nas demais regiões de SC, o sol aparece entre algumas nuvens. Já na terça-feira (01) as instabilidades voltam a aumentar, já indicando uma possibilidade de pancadas de chuva neste dia. A temperatura volta a se elevar gradativamente, se aproximando dos 30°C nas tardes em todas as regiões e superando este valor no Oeste.

 

CONDIÇÕES DE VENTO E MAR (28/01)

Vento de nordeste a noroeste, virando para sul no decorrer do dia, com rajadas moderadas a fortes (em torno de 60km/h), especialmente no Litoral. 

A agitação marítima aumenta no decorrer do dia, com ondas de leste virando para sul e atingindo picos de 2,5m a 3,0m no final do período em todo Litoral catarinense, com risco de ressaca.