PREVISÃO DO TEMPO VOLTADA PARA A DEFESA CIVIL (28/01) – 05:00

PREVISÃO PARA QUINTA-FEIRA (28)

A passagem de uma frente fria oceânica combinada com a umidade e o calor favorece pancadas de chuvas acompanhadas de temporais isolados pelo estado. Os temporais devem vir acompanhados de chuva de forte intensidade em curto período, raios, eventual queda de granizo e rajadas de ventos. Na porção oeste a chuva já começa pela manhã, enquanto que no leste os temporais são esperados entre a tarde/noite. Logo, há um risco moderado a localmente alto para desastres. À tarde, as temperaturas máximas ficam mais altas (28°C a 32°C) na Grd. Florianópolis, Vale, Litoral Norte, Extremo Oeste, Oeste, enquanto que nas demais regiões variam de 24°C a 27°C. Ventos de nordeste a noroeste, com fraca a moderada intensidade, no estado. No Litoral Sul podem ocorrer algumas oscilações para ventos de quadrante sul. Rajadas de ventos isoladas, em torno de 60 km/h.

PREVISÃO PARA SEXTA-FEIRA (29)

O calor e a umidade favorecem a formação de áreas de instabilidade e estas ocasionam pancadas de chuvas acompanhadas de temporais isolados pelo estado a partir da tarde. Estes podem vir acompanhados de chuva com moderada a forte intensidade, com raios, eventual queda de granizo e rajadas de ventos. Logo, há um risco moderado para desastres. Dia começa com temperaturas mínimas amenas no estado: 14°C no Planalto Sul, 19°C a 25°C no litoral, Vale, 16°C a 20°C nas demais regiões. À tarde, as máximas voltam a ficar elevadas no litoral, Vale (29°C a 35°C). Na porção oeste varia de 27°C a 31°C e nos Planaltos de 24°C a 27°C. Ventos de nordeste a noroeste, com fraca a moderada intensidade, no estado. Rajadas de ventos isoladas, até 55 km/h.

PREVISÃO PARA SÁBADO (30)

Dia começa com sol e algumas nuvens. Mas, a partir da tarde, a atuação de áreas de instabilidade (formadas pelo calor e umidade) favorecem pancadas de chuvas no estado. Não se descarta a chance de temporais bem isolados. Assim, há um risco moderado para desastres. Dia começa com temperaturas mínimas amenas no estado: 14°C no Planalto Sul, 19°C a 25°C no litoral, Vale, 16°C a 21°C nas demais regiões. À tarde, as máximas ficam altas em todo estado, com destaque para o litoral e Vale, de 29°C a 35°C. Nas demais áreas variam de 25°C a 30°C. Ventos de nordeste a noroeste, com fraca a moderada intensidade, no estado. Rajadas de ventos isoladas, até 50 km/h.

TENDÊNCIA PARA OS PRÓXIMOS DIAS

Domingo (31) começa com sol e poucas nuvens no estado, mas a aproximação de uma nova frente fria combinada ao calor favorece pancadas de chuvas acompanhadas de temporais isolados a partir da tarde em boa parte do estado. Na segunda-feira (01) a frente fria mantém o tempo instável, com previsão de chuva no estado. Maior chance de temporais isolados no oeste durante a tarde.

CONDIÇÕES DE VENTO E MAR

Na quinta-feira (28) ventos de nordeste a noroeste, com fraca a moderada intensidade, no estado. No Litoral Sul podem ocorrer algumas oscilações para ventos de quadrante sul. Rajadas de ventos isoladas, em torno de 60 km/h.

Ondas com direção nordeste e altura de até 1,0 m em todo litoral catarinense.