PREVISÃO DO TEMPO VOLTADA PARA A DEFESA CIVIL (28/02) – 05:00

PREVISÃO PARA DOMINGO (28)

A circulação marítima deixa o dia com variação de nuvens (alguns momentos em que o sol aparece) e previsão de pancadas de chuvas a qualquer hora no Litoral, Vale e áreas próximas, com moderada a forte intensidade em curto intervalo de tempo. Os acumulados de chuvas podem ser altos. Logo, o risco é alto a muito alto para desastres. Nas demais regiões, o dia começa com sol e poucas nuvens, mas, à tarde, áreas de instabilidade ocasionam pancadas de chuvas bem isoladas e mal distribuídas. Assim, o risco é baixo para desastres. À tarde, as temperaturas máximas variam de 27°C a 33°C na porção oeste e de 23°C a 26°C dos Planaltos ao litoral. Ventos de direção leste /nordeste no centro-leste e de nordeste na porção oeste do estado, com fraca a moderada intensidade. Rajadas de ventos ocasionais, da ordem de 55 km/h, principalmente no Litoral, Baixo/Médio Vale e áreas próximas.

PREVISÃO PARA SEGUNDA-FEIRA (01)

Circulação marítima deixa o dia com variação de nuvens com pancadas de chuvas, principalmente a partir da tarde, no Litoral, Vale e áreas próximas, com moderada a forte intensidade em curto intervalo de tempo. Os acumulados de chuva ainda podem ser altos. Assim, o risco é alto a muito alto para desastres. Nas demais regiões, a partir da tarde, áreas de instabilidade ocasionam pancadas de chuvas isoladas, mal distribuídas, que podem vir acompanhadas de raios. Logo, o risco é baixo para desastres. O dia começa com temperaturas mínimas amenas no estado: perto de 11°C no Planalto Sul, 18°C a 24°C no Litoral, Vale e de 15°C a 18°C nas demais regiões. À tarde, as máximas variam de 27°C a 32°C na porção oeste, chegam aos 30°C no Litoral Sul, 25°C no Planalto Sul e variam de 25°C a 29°C nas demais regiões. Ventos de nordeste, com fraca a moderada intensidade, no estado. Rajadas de ventos ocasionais, isoladas, em torno de 50 km/h, no Litoral e áreas próximas.

PREVISÃO PARA TERÇA-FEIRA (02)

Aprofundamento de uma área de baixa pressão alongada combinada ao aquecimento diurno ocasiona pancadas de chuvas, que podem ser de moderada a forte intensidade de forma isolada, acompanhadas de raios, principalmente, entre a tarde e noite, em boa parte do estado. O risco é alto a muito alto para desastres na faixa leste e de baixo a moderado nas demais regiões. O dia começa com temperaturas mínimas amenas no estado: perto dos 13°C no Planalto Sul, 18°C a 24°C no Litoral, Vale, 15°C a 18°C nas demais regiões. À tarde, as máximas ficam altas em boa parte do estado, com valores de 28°C a 32°C no Litoral, Vale, porção oeste, até 31°C no Planalto Norte e 26°C no Planalto Sul. Ventos de direção nordeste, com fraca a moderada intensidade, no estado. Rajadas de ventos isoladas, em torno de 45 km/h.

TENDÊNCIA PARA OS PRÓXIMOS DIAS

Na quarta-feira (03) e quinta-feira (04) a atuação de áreas de instabilidade entre a tarde e noite favorece condições para pancadas de chuvas isoladas, que podem vir acompanhadas de raios, em todo estado. A chuva deve ser mal distribuída.

CONDIÇÕES DE VENTO E MAR

Domingo (28) com ventos de direção leste /nordeste no centro-leste e de nordeste na porção oeste do estado, com fraca a moderada intensidade. Rajadas de ventos ocasionais, da ordem de 55 km/h, principalmente no Litoral, Baixo/Médio Vale e áreas próximas.

Ondas com direção sudeste no litoral. Altura de 2,0 m a 2,5 m (com picos até 3,0 m) no Litoral Sul, Grd. Florianópolis, de 2,0 m (com picos de 2,5 m) nas demais áreas litorâneas.