PREVISÃO DO TEMPO VOLTADA PARA A DEFESA CIVIL (28/03) – 05:00

PREVISÃO PARA SEGUNDA-FEIRA (28/03)

Na segunda-feira (28) presença de sol em todas as regiões de Santa Catarina, porém com variação de nuvens no Litoral, onde há condições para chuva fraca e isolada no amanhecer e principalmente no final do dia, devido à circulação marítima.  Não há risco para ocorrências meteorológicas. Depois de um amanhecer com temperaturas amenas, as máximas se elevam e se aproximam dos 30°C em todas as regiões. 

 

PREVISÃO PARA TERÇA-FEIRA (29/03)

Na terça-feira (29) o dia começa com condições favoráveis à formação de nevoeiros em todas as regiões. No Litoral e em especial no Litoral Norte a circulação marítima mantém a presença de nuvens e condições para chuva fraca e isolada nos extremos do dia.  O vento nordeste ganha força, com rajadas persistentes e moderadas, deixando mar agitado no Litoral Sul, com risco baixo a moderado para ocorrências. As temperaturas mínimas oscilam entre 11 e 15°C no Planalto Sul e entre 15 e 19°C no restante do estado. À tarde as máximas ficam elevadas e superam os 30°C no Oeste, Alto Vale do Itajaí e Litoral Sul. Nas demais regiões máximas entre 26 e 29°C.

 

PREVISÃO PARA QUARTA-FEIRA (30/03)

O avanço de uma frente fria para SC provoca chuva e temporais, que começam pelas áreas de divisa com o RS na manhã e se estendem para as demais regiões entre a tarde e a noite. Há indicativos de chuva intensa em curto espaço de tempo, principalmente do centro ao oeste do estado, com risco moderado para ocorrências associadas a temporais (rajadas fortes de ventos, raios e granizo) e a chuva intensa (alagamentos e enxurradas). O vento sopra de noroeste na manhã com rajadas fortes em todas as regiões, virando para sul entre a tarde e a noite com rajadas no Litoral. No amanhecer temperaturas mínimas entre 14 e 19°C no estado e à tarde ficam amenas do oeste ao Litoral Sul, onde variam entre 24 e 26°C,  permanecendo altas no Litoral Norte, onde superam os 33°C. 

 

 

TENDÊNCIAS PARA OS PRÓXIMOS DIAS

Na quinta-feira (31) a frente fria ainda influencia o tempo em SC, mantendo a condição para chuva e trovoadas na madrugada e manhã. No decorrer da tarde a chuva se afasta gradativamente à medida que uma massa de ar seco e frio se aproxima do Sul Brasil, estabilizando o tempo e declinando as temperaturas. As mínimas ficam em torno dos 5°C na Serra no amanhecer. O vento predomina de sul, com rajadas moderadas e persistentes na costa de SC, deixando o mar agitado em todo o Litoral catarinense. A massa de ar seco e frio atua em SC no decorrer da sexta-feira (01), favorecendo a presença de sol em todas as regiões, porém com um pouco mais de nuvens no Litoral, devido ao deslocamento de umidade do mar para o continente.

 

CONDIÇÕES DE VENTO E MAR (28/03)

Vento de sudeste passando para leste/nordeste no decorrer do dia, com intensidade fraca a moderada. 

Ondas de direção sudeste com altura entre 0,5 e 1,0m e picos de até 1,5m entre o Litoral Sul e a Grande Florianópolis.