PREVISÃO DO TEMPO VOLTADA PARA A DEFESA CIVIL (28/04) – 05:00

PREVISÃO PARA QUINTA-FEIRA (28/04)

Nesta quinta-feira (28) o dia começa com predomínio de sol em todas as regiões. O tempo começa a mudar a partir da tarde, com a aproximação de uma frente fria, que provoca pancadas de chuva nas áreas de divisa com o estado do RS, com risco baixo a moderado para ocorrências associadas à temporais isolados. Entre o final da tarde e noite o sistema avança para as demais áreas do estado, provocando aumento de nebulosidade e chuvas isoladas.  Com a chegada da frente fria, os ventos mudam de quadrante norte para sul, provocando ventos de intensidade moderada a forte no Oeste e nas áreas litorâneas. As temperaturas máximas marcam de 27 a 31°C do Oeste aos Planaltos e de 32 a 36°C nas áreas litorâneas. 

PREVISÃO PARA SEXTA-FEIRA (29/04)

Na sexta-feira (29) o tempo segue nublado, com possibilidade de pancadas de chuva ao longo do dia, ainda devido a atuação da frente fria, que se desloca para o oceano. O risco é baixo a moderado para ocorrências relacionadas às pancadas de chuva. Amanhecer com temperaturas mínimas perto dos 13°C na Serra, entre 14°C a 16°C no Meio Oeste, Planalto Norte, Alto Vale do Itajaí e de 17°C a 21°C nas demais áreas. Com o tempo nublado, as temperaturas não sobem tanto como nos dias anteriores, as máximas variam de 23°C a 27°C na porção oeste e não passam dos 23°C nas demais regiões. Os ventos sopram de quadrante sul com intensidade fraca a moderada.

PREVISÃO PARA SÁBADO (30/04)

No sábado (30) o tempo segue instável, com condições para pancadas de chuvas isoladas em boa parte do estado a qualquer hora do dia. Destacam-se as áreas próximas ao Rio Grande do Sul, onde podem ocorrer temporais isolados. Nestas áreas, o risco é baixo a moderado para ocorrências associadas as condições de tempo. No amanhecer, as temperaturas registram valores de 12 a 15°C nas áreas mais elevados entre os Planaltos e Meio Oeste. No Oeste e áreas litorâneas variam de 17 a 21°C. No período da tarde, as temperaturas seguem amenas em todo o centro-leste, com temperaturas de 15 a 19°C nos Planaltos e Alto Vale do Itajaí. Nas áreas litorâneas variam de 20°C a 23°C e, no Extremo Oeste, máximas de 28°C.

TENDÊNCIA PARA OS PRÓXIMOS DIAS

No domingo (01) e segunda-feira (02) a formação de uma área de baixa pressão entre SC e RS favorece pancadas de chuvas em todo estado, com chance de temporais isolados, com chuva intensa e rajadas de vento.

 

CONDIÇÕES DE VENTO E MAR (28/04)

Quinta-feira (28) com ventos de nordeste/norte no centro-leste e de norte/noroeste na porção oeste do estado, com fraca a moderada intensidade. Entre meados e final da tarde, os ventos começam a mudar para quadrante sul, devido a passagem de uma frente fria, provocando ventos de intensidade moderada a forte no Oeste, Planalto Sul e áreas litorâneas.

Ondas com direção nordeste, mudando para sudeste no final da tarde, com altura de 1,5 m a 2,0 m no Litoral Sul. Nas demais áreas litorâneas, ondas com direção leste e altura de 1 m.