PREVISÃO DO TEMPO VOLTADA PARA A DEFESA CIVIL (28/07) – 05:00

PREVISÃO PARA QUINTA-FEIRA (28/07)

Grande parte da quinta-feira (28) será marcada pela presença do sol com poucas nuvens em SC. Porém, a partir do meio/final da tarde, a aproximação de uma frente fria ocasiona o aumento da nebulosidade com previsão de pancadas de chuva, que podem vir acompanhadas de raios, eventual queda de granizo, rajadas de ventos do Extremo Oeste ao Litoral Sul. Assim, o risco é baixo a moderado para ocorrências relacionadas aos temporais isolados. À tarde, as temperaturas chegam perto e até, pontualmente, superam os 30°C no Litoral Norte e Sul, Extremo Oeste, aos 23°C no Planalto Sul e variam de 24°C a 28°C nas demais regiões. Ventos com intensidade fraca a moderada e direção de quadrante norte, que, a partir da noite, viram para sudoeste/sul nas áreas próximas ao RS. Rajadas de ventos de 50 a 70 km/h do Extremo Oeste aos Planaltos. O risco é moderado para ocorrências associadas aos ventos.

PREVISÃO PARA SEXTA-FEIRA (29/07)

Madrugada e manhã de sexta-feira (29) com passagem da frente fria por SC, o que favorece pancadas de chuva acompanhadas de temporais isolados, principalmente, no Grd. Oeste, Planalto e Litoral Sul, áreas da Grd. Fpolis., Alto Vale e Planalto Norte. Nas demais regiões com chuva isolada. O risco é baixo a moderado para ocorrências relacionadas aos temporais isolados. No decorrer do dia, as condições de tempo melhoram com a entrada de uma massa de ar frio. No amanhecer as temperaturas ficam perto dos 0°C na Serra (podendo ocorrer de forma bem pontual precipitação invernal), de 2°C a 8°C no Grd. Oeste, parte do Planalto Norte, 10°C a 16°C nas demais regiões. À tarde, as máximas não passam dos 10°C na Serra, 14°C no Grd. Oeste, 20°C no Litoral Norte, de 13°C a 19°C nas demais áreas. Com o declínio acentuado da temperatura em relação aos dias anteriores há um risco moderado a alto para ocorrências associadas. Ventos de quadrante sul, com moderada intensidade. Rajadas de ventos dos Planaltos ao litoral no decorrer do dia, com intensidade de 50 a 80 km/h, sendo esperado os maiores valores nas áreas mais próximas do litoral. O risco é moderado para ocorrências relacionadas aos ventos.

PREVISÃO PARA SÁBADO (30/07)

O amanhecer de sábado (30) é com chance de ocorrência de geada em cidades do Grd. Oeste, Planaltos, Alto Vale do Itajaí, Grd. Fpolis. Serrana, mas que se dissipam pela manhã. A atuação de uma massa de ar frio deixa o tempo estável, com predomínio de sol a poucas nuvens em SC e sensação de frio. Amanhecer com temperaturas de -3°C na Serra, -1°C a 5°C no Grd. Oeste, Planalto Norte, de 7°C a 13°C nas cidades próximas ao litoral e de 4°C a 8°C nas demais regiões. À tarde, as máximas chegam aos 21°C no Litoral Norte, 20°C no Baixo/Médio Vale e variam de 15°C a 19°C nas demais áreas de SC. A partir da noite as temperaturas voltam a cair, o que mantém a sensação de frio. Ventos de quadrante sul, com fraca a moderada intensidade.

TENDÊNCIA PARA OS PRÓXIMOS DIAS

Domingo (31) e a segunda-feira (01) marcados pelo deslocamento da massa de ar frio em direção ao mar, o que mantém os dias com tempo estável, predomínio de sol a poucas nuvens, temperaturas baixas na madrugada e amanhecer, com sensação de frio nestes períodos do dia e chance de geadas do Grd. Oeste aos Planaltos. As mínimas ficam de -1°C a 4°C nos Planaltos, Meio Oeste, 13°C no Litoral Norte e de 5°C a 11°C nas demais áreas. À tarde, as máximas não passam dos 24°C em grande parte de SC.

CONDIÇÕES DE VENTO E MAR (28/07)
 

Quinta-feira (28) com ventos de intensidade fraca a moderada, direção de quadrante norte, que, a partir da noite, viram para sudoeste/sul nas áreas próximas ao RS. Rajadas de ventos de 50 a 70 km/h do Extremo Oeste aos Planaltos. O risco é moderado para ocorrências associadas aos ventos

Ondas com direção nordeste passando para sudoeste/sul e altura de 1,5 m com picos de 2,0 m a 2,5 m no Litoral Sul a partir da noite e aumentam na madrugada de sexta (29). O risco é moderado a alto para ocorrências relacionadas à agitação marítima. Nas demais áreas litorâneas, ondas com direção leste e altura de 1,0 m a 1,5 m.