PREVISÃO DO TEMPO VOLTADA PARA A DEFESA CIVIL (28/07) – 05:00

PREVISÃO PARA QUARTA-FEIRA (28/07)

Os próximos dias serão de temperaturas muito baixas em Santa Catarina, o que configura uma onda de frio. Nesta quarta-feira (28) uma intensa massa de ar frio passa a influenciar o estado, deixando o dia com sensação de frio intenso. Por conta do vento persistente que sopra com intensidade moderada de sul/sudoeste, a sensação térmica é ainda mais baixa. No amanhecer a temperatura fica próxima ou abaixo de zero no oeste, planaltos, Alto Vale e Grd. Fpolis Serrana (entre -6°C e 0°C), e durante a tarde não devem passar de 14°C na maior parte do estado. O sol predomina, com variação de nebulosidade entre o Meio Oeste e Planalto Sul, onde há chance de precipitação invernal, sobretudo à noite.

PREVISÃO PARA QUINTA-FEIRA (29/07)

Na quinta-feira (29) o destaque continua sendo o frio intenso. A atuação da massa de ar frio deixa o dia com predomínio de sol em todas as regiões. Apesar disso, a umidade deslocada sobre a serra catarinense favorece a chance de precipitação invernal no início do dia. As temperaturas entre a madrugada e o amanhecer ficam entre -9°C e -4°C nos planaltos e Meio Oeste. -4°C e -1°C no Oeste e Grd. Fpolis Serrana e entre 0°C e 5°C no litoral, havendo condição para geada ampla no estado. A tarde as máximas variam de 5°C a 11°C entre os planaltos e oeste e entre 12°C e 14°C no litoral e Vale do Itajaí. O vento sopra com fraca a moderada intensidade. Não há risco para ocorrências meteorológicas.

 

PREVISÃO PARA SEXTA-FEIRA (30/07)

Na sexta-feira (30), Santa Catarina segue sob a atuação da onda de frio, mantendo-se então a sensação de frio intenso e temperaturas próximas ou abaixo dos 5°C no litoral, entre -5°C e 0°C entre os planaltos, oeste, Alto Vale e Grd. Fpolis. Serrana. O tempo segue firme, com pouca ou ausência de nuvens, e condição favorável para formação de geada ampla entre a madrugada e o amanhecer. A tarde, as máximas variam de 15°C a 17°C no oeste e Litoral Norte e entre 12°C a 15°C nas demais áreas. O vento sopra com fraca intensidade do quadrante sul/sudeste. Não há risco para ocorrências meteorológicas. 

 

 

TENDÊNCIA PARA OS PRÓXIMOS DIAS

O final de semana segue sob influência de uma massa de ar frio, mantendo o tempo firme, com predomínio do sol e temperaturas baixas ao amanhecer em todo o estado (abaixo dos 10°C no litoral, abaixo de 5°C no oeste e próximo ou abaixo de 0°C entre os planaltos e Meio Oeste). 

 

CONDIÇÕES DE VENTO E MAR (28/07)

Vento soprando do quadrante sul/sudoeste com fraca a moderada intensidade. Rajadas pontuais entre 50 e 60km/h na metade leste do estado, o que aumenta a sensação de frio intenso.

 

O mar fica agitado, com risco de ressaca, com ondas de quadrante sul/sudoeste e altura entre 3 m e 3,5 m, com picos de 4 m no Litoral Sul, e entre 2 m e 2,5 m na Grd. Fpolis e Litoral Norte. O risco é moderado a alto para ocorrências associadas à agitação marítima.