PREVISÃO DO TEMPO VOLTADA PARA A DEFESA CIVIL (28/08) – 05:00

PREVISÃO PARA DOMINGO (28/08)

No domingo (28) a atuação de uma frente fria ocasiona pancadas de chuva, que podem vir acompanhadas de temporais bem isolados (com raios, eventual queda de granizo e rajadas de ventos). A chuva inicia pelas áreas de divisa com o RS e avança para as demais regiões no decorrer do dia. O risco é baixo a localmente moderado para ocorrências relacionadas aos temporais bem isolados. As temperaturas máximas ocorrem ainda pela manhã no Litoral Sul e Planalto Sul (de 15°C a 18°C) e no período da tarde nas demais regiões: de  23°C a 27°C no Vale do Itajaí, norte de SC, 16°C a 21°C nas demais áreas. Na retaguarda da frente fria, uma massa de ar frio favorece a queda nas temperaturas e as mínimas devem ser registradas no período da noite, chegando perto de 0°C em pontos da Serra, de 9°C a 13°C no norte de SC, Baixo/Médio Vale, em áreas litorâneas e de 3°C a 9°C em boa parte do estado. Assim, há um risco baixo a moderado para ocorrências associadas ao declínio das temperaturas. Ventos de quadrante norte passando para sudoeste/sul, com fraca a moderada intensidade. Rajadas de ventos de 50 a 70 km/h no Litoral e áreas próximas bem como em localidades do Oeste catarinense, com um risco baixo a moderado para ocorrências relacionadas aos ventos.

PREVISÃO PARA SEGUNDA-FEIRA (29/08)

Na segunda-feira (29) a massa de ar frio, de origem polar, atua sobre grande parte da região Sul do país, favorecendo um dia com tempo aberto em boa parte de SC e maior presença de nuvens no litoral. O amanhecer será com chance de geada ampla no Grande Oeste, Planaltos, Alto Vale, Grd. Fpolis. Serrana, chance de congelamento de pistas na Serra e temperaturas mínimas baixas em SC. Em pontos da Serra podem chegar a -4°C, de -2°C a 6°C nos Planaltos, Grande Oeste, Grd. Fpolis. Serrana, Alto Vale e de 5°C a 11°C nas demais regiões. O risco é baixo a moderado para ocorrências, como hipotermia, agravamento de doenças respiratórias e cardíacas. Tarde com temperaturas amenas e máximas de 12°C a 16°C nos Planaltos, Meio Oeste, Alto Vale e não passando dos 18°C nas demais áreas. O risco é baixo a moderado para ocorrências, como hipotermia, agravamento de doenças respiratórias e cardíacas. No período da tarde, a umidade deve ficar abaixo dos 35% em algumas cidades do Grande Oeste, o que pode ocasionar riscos à saúde (como dor de cabeça, desidratação, entre outros).  Ventos de quadrante sul a leste, com fraca a moderada intensidade. Rajadas de ventos ocasionais, até 55 km/h, em localidades do litoral.

PREVISÃO PARA TERÇA-FEIRA (30/08)

Na terça-feira (30) a massa de ar frio se desloca em direção ao oceano, mas segue favorecendo um dia com sol e poucas nuvens no Grande Oeste e Planaltos. Já no litoral e áreas próximas, a umidade vinda do oceano favorece a maior presença das nuvens e a chance de garoa e/ou chuva bem fraca e bastante isolada, principalmente, nos extremos do dia, da Grd. Florianópolis ao Litoral Norte. Amanhecer com sensação de frio em boa parte de SC, chance de geada em pontos isolados da Serra e Meio Oeste. As temperaturas mínimas variam de 0°C a 6°C no Grande Oeste, Alto Vale, Grd. Fpolis. Serrana, Planaltos (com chance de valores negativos e congelamento de pistas em pontos da Serra) e de 7°C a 14°C nas demais regiões. O risco é baixo a moderado para ocorrências, como hipotermia, agravamento de doenças respiratórias e cardíacas. À tarde, as máximas não passam dos 15°C nos Planaltos, Alto Vale, Grd. Fpolis. Serrana e variam de 15°C a 21°C nas demais regiões. Ventos de leste a nordeste, com fraca a moderada intensidade e rajadas ocasionais (em torno de 45 km/h).

TENDÊNCIA PARA OS PRÓXIMOS DIAS

A quarta-feira (31) e grande parte da quinta-feira (01) serão de sol a poucas nuvens em SC. No litoral e áreas próximas há chance de maior presença das nuvens por alguns momentos do dia. A partir do final da noite da quinta (01) novas instabilidades ocasionam o aumento das nuvens e a chance de pancadas de chuva isoladas no Grande Oeste e Planalto Sul.

 

CONDIÇÕES DE VENTO E MAR (28/08)

Domingo (28) com ventos de quadrante norte passando para sudoeste/sul, com fraca a moderada intensidade. Rajadas de ventos de 50 a 70 km/h no Litoral e áreas próximas bem como em localidades do Oeste catarinense, com um risco baixo a moderado para ocorrências relacionadas aos ventos.

Ondas com direção sudoeste/sul e altura de 2,0  a 3,0 m (com picos de até 3,5 m), com chance de ressaca em todo litoral catarinense. O mar agitado combinado com os ventos e a maré astronômica fornece condições para alagamentos costeiros desde a Grd. Florianópolis ao Litoral Norte. Assim, o risco é moderado para ocorrências relacionadas à agitação marítima e aos alagamentos costeiros.

image.png