PREVISÃO DO TEMPO VOLTADA PARA A DEFESA CIVIL (28/09) – 05:00

PREVISÃO PARA TERÇA-FEIRA (28/09)

Aumento de nuvens e condições para chuva e temporais do Oeste ao Litoral Sul a partir do final da manhã, devido a uma frente fria que avança para SC. Nas demais regiões, a instabilidade chega no decorrer da tarde também provocando chuva e temporais com rajadas fortes de vento, descargas elétricas e granizo. De forma isolada podem ocorrer pancadas mais intensas de chuva com volume elevado em curto espaço de tempo. O risco é moderado para ocorrências associadas aos temporais e chuva intensa. Ainda faz calor no estado com máximas superando os 30°C no Oeste e Litoral e nas demais regiões oscilando entre 26 e 28°C. O vento sopra de nordeste a noroeste, passando para sul no final do dia, com intensidade fraca a moderada.

 

PREVISÃO PARA QUARTA-FEIRA (29/09)

A frente fria se desloca por SC, mantendo o tempo instável com condições para chuva e temporais em todas as regiões, em especial na madrugada e manhã. No decorrer da tarde as pancadas de chuva são intercaladas com aberturas de sol o que mantém as temperaturas altas. O risco é moderado para ocorrências associadas aos temporais e a chuva intensa em curto espaço de tempo. No amanhecer as temperaturas mínimas variam de 12 a 14°C nos Planaltos e entre 15 e 18°C nas demais regiões. À tarde as máximas oscilam próximas dos 30°C no Oeste e entre 19 e 29°C nas demais áreas. Vento de sul/sudeste na manhã, passando para norte/nordeste no decorrer do dia, com intensidade fraca a moderada.

 

PREVISÃO PARA QUINTA-FEIRA (30/09)

A instabilidade mais intensa se concentra no RS, associada a formação de uma nova frente fria. Em SC, variação de nuvens e condições para pancadas de chuva e temporais, com rajadas fortes de vento, descargas elétricas e granizo a partir da tarde, com risco moderado para ocorrências associadas aos temporais, principalmente no Oeste catarinense. As temperaturas não se modificam muito em relação aos dias anteriores, com mínimas entre 12 e 14°C nos Planaltos e entre 14 e 17°C nas demais regiões. À tarde as máximas se aproximam dos 35°C no Oeste e variam entre 25 e 30°C nas demais regiões. O vento passa a predominar de nordeste com rajadas no Litoral.

 

TENDÊNCIA PARA OS PRÓXIMOS DIAS

Na sexta-feira (1º/10) a frente fria avança pelo Litoral de SC, associada a um sistema de baixa pressão, mantendo o tempo instável com chuva persistente e com volumes significativos, em especial entre o sul e a Grande Florianópolis. O risco é moderado para ocorrências associadas a chuva intensa em curto espaço de tempo. No sábado (02), tempo mais fechado e com chuva persistente no norte do estado (áreas de divisa com o PR). À tarde a condição de chuva se estende para as demais regiões do estado acompanhada de trovoadas. O risco é moderado para ocorrências associadas a chuva intensa e volumosa. As temperaturas permanecem amenas e com pouca variação, devido a maior cobertura de nuvens e a chuva, com mínimas entre 11 e 17°C e máximas não superando os 24°C. O vento, de direção variável no estado, sopra com intensidade fraca a moderada.

 

CONDIÇÕES DE VENTO E MAR (28/09)

Terça-feira (28) vento de nordeste no Litoral, com rajadas entre 30 e 50km/h, especialmente no Litoral Sul, passando para sul no final do dia.

O vento nordeste deixa o mar com agitação localizada. Ondas de nordeste com picos de 1,5 a 2,0m no Litoral Sul.