PREVISÃO DO TEMPO VOLTADA PARA A DEFESA CIVIL (28/11) – 05:00

PREVISÃO PARA SEGUNDA-FEIRA (28)

Nesta segunda-feira (28), a circulação marítima continua sendo intensificada por áreas de baixa pressão na média e alta atmosfera, o que provoca chuva dos planaltos ao litoral catarinense. O predomínio é de tempo chuvoso com intensidade fraca a moderada em toda a faixa leste de SC, alternando com momentos de tempo nublado, onde o sol aparece. Entre a tarde e a noite, as chuvas voltam a se intensificar, ocorrendo de forma mais persistente e volumosa especialmente entre o Litoral Norte, Médio e Baixo Vale do Itajaí. Com a soma dos acumulados já precipitados e os volumes previstos, o risco para ocorrências como alagamentos, deslizamentos, enxurradas e inundações segue moderado a muito alto, sendo o Litoral Norte a região de maior criticidade. No Grande Oeste, o predomínio é de sol com variação de nuvens.

PREVISÃO PARA TERÇA-FEIRA (29)

Na terça-feira (29), as áreas de baixa pressão se intensificam ainda mais sobre o Litoral Norte e áreas vizinhas, o que reforça a circulação marítima e provoca chuvas persistentes, volumosas e intensas na região durante todo o dia. Na Grande Florianópolis, Planalto Sul e Litoral Sul, a chuva ocorre de forma mais moderada e intercalada com períodos de tempo encoberto e até aberturas de sol. Em toda a faixa leste catarinense, devido a combinação dos acumulados já registrados nos dias anteriores e os volumes previstos, o risco para ocorrências como alagamentos, deslizamentos, inundações e enxurradas é alto a muito alto, principalmente no Litoral Norte e Baixo Vale do Itajaí. No Grande Oeste, o tempo permanece nublado, com possibilidade de pancadas de chuva com trovoadas entre a tarde e a noite e risco baixo para ocorrências associadas.

PREVISÃO PARA QUARTA-FEIRA (30)

 Na quarta-feira (30), a área de baixa pressão na média atmosfera que já vinha provocando chuvas persistentes nos últimos dias se desloca e seu centro passa a se posicionar sobre Santa Catarina. Esta configuração intensifica ainda mais a circulação marítima e provoca chuvas persistentes, volumosas e intensas dos planaltos ao litoral, podendo também vir na forma de temporais com descargas elétricas, rajadas de vento e eventual queda de granizo. O risco é alto a muito alto para ocorrências como alagamentos, deslizamentos, inundações e enxurradas em todo o litoral, Vale do Itajaí e planaltos e moderado para ocorrências associadas aos temporais. No Grande Oeste, a combinação de umidade, calor e instabilidades provocam temporais isolados entre a tarde e a noite, sendo moderado o risco para ocorrências associadas.

TENDÊNCIA PARA OS PRÓXIMOS DIAS
Entre quinta (01) e sexta-feira (02), as chuvas perdem intensidade no leste catarinense, mas seguem ocorrendo de forma fraca e persistente. As instabilidades atmosféricas, o calor e a umidade favorecem a ocorrência de temporais isolados em todo o estado, especialmente do Extremo Oeste aos planaltos entre as tardes e noites.
CONDIÇÕES DE VENTO E MAR (28/11)

Os ventos sopram de quadrante leste em toda Santa Catarina nesta segunda-feira (28), com intensidade fraca a moderada. Do Meio-Oeste ao litoral, rajadas de até 60 km/h podem ser observadas.

Ondas com direção leste em todo litoral catarinense. Altura de 2,0 m a 2,5 m (com picos de até 3,0 m) entre a Grande Florianópolis e o Litoral Norte e de 2,0 m (com picos de 2,5 m) no Litoral Sul.