PREVISÃO DO TEMPO VOLTADA PARA A DEFESA CIVIL (28/12) – 05:00

PREVISÃO PARA TERÇA-FEIRA  (28/12)

A terça-feira (28) inicia com sol e poucas nuvens em SC. Mas, a partir da tarde, a combinação de uma área de baixa pressão sobre o PR, instabilidades em médios níveis da atmosfera, calor e umidade favorece condições para pancadas de chuvas, que podem vir acompanhadas de temporais (chuva de moderada a forte intensidade com raios, eventual queda de granizo e rajadas de ventos) isolados do Meio Oeste ao litoral. Assim, o risco é moderado a alto para ocorrências relacionadas aos temporais. À tarde faz calor e as temperaturas máximas se aproximam dos 40°C no Oeste, 35°C no Meio Oeste, variam de 30°C a 33°C no norte do estado, Vale do Itajaí, Grd. Florianópolis e até 30°C no Planalto e Litoral Sul. Ainda, no período da tarde, a umidade deve ficar abaixo dos 30% em localidades da porção oeste, o que indica um risco moderado para problemas de saúde, como desidratação, dor de cabeça, entre outros. Ventos de leste com fraca a moderada intensidade. 

 

PREVISÃO PARA QUARTA-FEIRA  (29/12)

Na quarta-feira (29) um sistema de alta pressão sobre o oceano favorece o transporte de umidade em direção ao litoral, Vale do Itajaí e áreas próximas, que combinado ao aquecimento diurno favorece pancadas de chuva, que podem vir acompanhadas de temporais isolados a partir da tarde. Nas demais regiões a combinação de calor com a disponibilidade de umidade ocasiona temporais bem isolados entre a tarde e noite. Assim, o risco é baixo a moderado para ocorrências relacionadas aos temporais. Amanhecer com temperaturas perto de 9°C no Planalto Sul, de 13°C a 16°C no Meio Oeste, Planalto Norte, Alto Vale do Itajaí e de 17°C a 22°C nas demais áreas. À tarde, as máximas ficam perto dos 40°C no Oeste, 36°C no Meio Oeste, 31°C no Planalto Norte e variam de 25°C a 29°C nas demais áreas. Ventos de leste a nordeste com fraca a moderada intensidade.

PREVISÃO PARA QUINTA-FEIRA  (30/12)

Na quinta-feira (30) a combinação do aquecimento diurno com a disponibilidade de umidade favorece o aumento de nuvens, pancadas de chuvas, que podem vir acompanhadas de temporais isolados, no estado. A chuva deve ser irregular, mal distribuída, ou seja, chove em uma cidade e na vizinha não passa de um aumento de nuvens. O risco é baixo a moderado para ocorrências associadas aos temporais. Amanhecer com temperaturas perto de 13°C no Planalto Sul e de 15°C a 21°C nas demais regiões. À tarde, mais uma vez, as máximas se aproximam dos 40°C no Oeste, 35°C no Meio Oeste e variam de 27°C a 32°C dos Planaltos ao litoral. Ventos de nordeste com fraca a moderada intensidade e rajadas de ventos ocasionais (perto de 55 km/h), principalmente, no Litoral Sul.

 

TENDÊNCIA PARA OS PRÓXIMOS DIAS

Na sexta-feira (31) a combinação de calor e umidade ocasiona pancadas de chuvas acompanhadas de temporais isolados do Meio Oeste ao litoral entre a tarde e noite. O sábado (01) será de sol e poucas nuvens em todo estado. Nos dois dias segue o calor no Oeste, com temperaturas máximas perto dos 40°C. Já no sábado, as máximas variam de 29°C a 35°C no centro-leste catarinense.

 

CONDIÇÕES DE VENTO E MAR (28/12)

Terça-feira (28) com ventos de leste com fraca a moderada intensidade.

Ondas com direção sudeste e altura de até 1,0 m em todo litoral catarinense.