PREVISÃO DO TEMPO VOLTADA PARA A DEFESA CIVIL (29/03) – 05:00

PREVISÃO PARA SEGUNDA-FEIRA (29)

O afastamento de uma frente fria combinada com uma área de baixa pressão alongada (cavado) deixa o dia com variação de nuvens (em alguns momentos o sol aparece) e previsão de pancadas de chuvas, principalmente, a partir do final da manhã, em boa parte do estado. Há chance de temporais isolados e altos acumulados de chuva em curto intervalo de tempo. Assim, o risco é moderado para desastres. À tarde, as temperaturas máximas chegam aos 32°C no Litoral Norte, Baixo/Médio Vale, 27°C na Grd. Florianópolis, Planalto Norte, Alto Vale, 24°C no Litoral Norte e variam de 17°C a 23°C na porção oeste e Planalto Sul. A partir da noite as temperaturas devem começar na porção oeste, Planalto Sul (8°C a 13°C) devido à aproximação de uma massa de ar frio. Ventos de sudoeste a sudeste, com fraca a moderada intensidade, no estado. Rajadas de ventos (em torno de 60 km/h) ocasionais e isoladas no centro-leste do estado.

PREVISÃO PARA TERÇA-FEIRA (30)

Umidade transportada pelos ventos vindos do ciclone junto a costa do RS devem deixar o dia com variação de nuvens e chance de chuva bem isolada no Planalto e Litoral Sul, Grd. Florianópolis. Há chance de chuva isolada no Planalto e Litoral Norte. Nas demais regiões, dia com sol e algumas nuvens. O dia começa com temperaturas baixas no Planalto Sul: perto dos 7°C,  amenas (15°C a 21°C) no litoral e baixas a amenas (10°C a 14°C) nas demais áreas . À tarde, as máximas variam de 26°C a 29°C no litoral, Grd. Florianópolis, Vale, 21°C a 25°C na porção oeste, Planalto Norte e até 19°C no Planalto Sul. A partir da noite, as temperaturas ficam baixas a amenas em grande parte do estado (8°C a 15°C). Ventos com direção sudoeste, com fraca a moderada intensidade. Rajadas de ventos de moderada intensidade (em torno de 60 km/h) no Litoral Sul, Planalto Sul e Grd. Florianópolis a partir da tarde. Assim, o risco é baixo a localmente moderado para desastres.

PREVISÃO PARA QUARTA-FEIRA (31)

Deslocamento do ciclone pela costa do estado favorece o transporte de umidade e um dia com variação de nuvens, chuva isolada no litoral, Vale e áreas próximas. Nas demais áreas, dia com sol e poucas nuvens. O dia começa com temperaturas mínimas baixas a amenas em boa parte do estado. No Planalto Sul e Meio Oeste variam de 7°C a 11°C (localmente pode ser menor e com chance de geada isolada), porção oeste, Planalto Norte, Alto Vale e Grd. Florianópolis Serrana de 10°C a 14°C e nas demais regiões de 14°C a 20°C. À tarde, as máximas chegam aos 28°C no Litoral Norte, Baixo/Médio Vale, Grd. Florianópolis, variam de 14°C a 19°C no Planalto Sul, Meio Oeste e de 20°C a 25°C nas demais áreas. Ventos de sudoeste a sul, com fraca a moderada intensidade. Rajadas de ventos de moderada intensidade (em torno de 60 km/h) no litoral, Grd. Florianópolis e Vale do Itajaí. Assim, o risco é baixo a localmente moderado para desastres.

TENDÊNCIA PARA OS PRÓXIMOS DIAS

Na quinta-feira (01) e sexta-feira (02) a umidade vinda do oceano em direção a parte do leste do estado deixa os dias com variação de nuvens e chuva isolada. Nas demais áreas, dia com sol e poucas nuvens. As rajadas de vento no litoral, Vale ainda devem permanecer na quinta-feira. As temperaturas mínimas seguem baixas a amenas (menores que 13°C) em boa parte do estado entre a madrugada e amanhecer. Já as máximas não passam dos 27°C em localidades do Litoral Norte, Vale e Oeste.

CONDIÇÕES DE VENTO E MAR

Segunda-feira (29) com ventos  de sudoeste a sudeste, com fraca a moderada intensidade, no estado. Rajadas de ventos (em torno de 60 km/h) ocasionais e isoladas no centro-leste do estado.

Ondas com direção sudeste a sul com altura de 1,5 m a 2,0 m (com picos de até 2,5 m) no Litoral Sul. Nas demais áreas litorâneas, ondas com direção sudeste e altura de até 1,5 m. Há chance de ressaca em todo litoral catarinense a partir da noite.