PREVISÃO DO TEMPO VOLTADA PARA A DEFESA CIVIL (29/04) – 05:00

PREVISÃO PARA SEXTA-FEIRA (29/04)

Na sexta-feira (29) o tempo fica nublado a com variação de nuvens (intercalando com momentos em que o sol aparece) e pancadas de chuvas a qualquer momento do dia e chance de temporais bem isolados por conta do deslocamento de uma frente fria pelo oceano. O risco é baixo para ocorrências relacionadas às pancadas de chuvas/temporais. Com a maior presença das nuvens, as temperaturas não sobem muito e as máximas não passam dos 16°C no Planalto Sul e variam de 17°C a 22°C na maior parte do estado. Ventos de sul/sudeste com fraca a moderada intensidade. Rajadas ocasionais, em torno de 55 km/h, da Grd. Florianópolis ao Litoral Norte.

PREVISÃO PARA SÁBADO (30/04)

No sábado (30) a atuação de um cavado (área alongada de baixa pressão) deixa o dia com variação de nuvens, pancadas de chuvas e chance de temporais bem isolados da porção oeste ao Litoral Sul. Nas demais áreas, dia com variação de nuvens (intercalando com bons momentos em que o sol aparece) e chance de chuva bem isolada. O risco é baixo a moderado para ocorrências associadas aos temporais da porção oeste ao Litoral Sul. Amanhecer com temperaturas mínimas perto dos 9°C em pontos da Serra, de 11°C a 15°C nos Planaltos, Meio Oeste, Alto Vale do Itajaí, Grd. Florianópolis Serrana, 16°C a 19°C nas demais áreas. À tarde, as máximas chegam aos 26°C no Oeste, de 18°C a 23°C no Meio Oeste, litoral, Baixo/Médio Vale e até 18°C nos Planaltos. Ventos de sudeste/leste passando para nordeste com fraca a moderada intensidade. Rajadas de ventos ocasionais (em torno de 45 km/h) da porção oeste ao Litoral Sul.

PREVISÃO PARA DOMINGO (01/05)

No domingo (01) o aprofundamento de um cavado, a formação de uma área de baixa pressão entre o nordeste do RS, sul de SC, seu deslocamento em direção ao mar e suporte do fluxo de ar quente e úmido vindo da região Amazônica ocasiona pancadas de chuvas, com chance de temporais isolados, da porção oeste a Grd. Florianópolis. Nas demais áreas, dia com variação de nuvens intercalando com momentos em que o sol aparece e chance de chuva isolada. O risco é moderado para ocorrências relacionadas aos temporais isolados. Amanhecer com temperaturas mínimas perto dos 10°C na Serra, de 12°C a 15°C nos Planaltos, Meio Oeste, Alto Vale, Grd. Florianópolis Serrana, 15°C a 20°C nas demais áreas. À tarde, as máximas variam de 25°C a 30°C da Grd. Florianópolis ao Litoral Norte e de 18°C a 25°C nas demais áreas. Ventos de nordeste/norte passando para quadrante sul, com fraca a moderada intensidade. Rajadas de ventos ocasionais no litoral.

TENDÊNCIA PARA OS PRÓXIMOS DIAS

Na segunda-feira (02) e terça-feira (03) às condições de tempo segue instável em toda Santa Catarina, com previsão de pancadas de chuva acompanhadas de temporais isolados, chuva intensa e rajadas de ventos por conta da atuação de cavados, formação e deslocamento de áreas de baixa pressão sobre o estado.

 

CONDIÇÕES DE VENTO E MAR (29/04)

Sexta-feira (29) com ventos de sul/sudeste com fraca a moderada intensidade. Rajadas ocasionais, em torno de 55 km/h, da Grd. Florianópolis ao Litoral Norte.

Ondas com direção sudeste em todo litoral catarinense. No Litoral Sul, altura de ondas de 1,5 m a 2,0 m. Nas demais áreas litorâneas com altura de 1,0 m a 1,5 m.