PREVISÃO DO TEMPO VOLTADA PARA A DEFESA CIVIL (29/05) – 05:00

PREVISÃO PARA SÁBADO (29)

Deslocamento de uma frente fria deixa o dia com variação de nuvens (com aberturas em que o sol aparece) e pancadas de chuvas isoladas. Não se descarta a chance de temporais bem isolados. No decorrer do dia as condições devem melhor em boa parte da porção oeste, Planalto e Litoral Sul. O risco é baixo a localmente moderado para ocorrências associadas a chuva forte, raios, eventual queda de granizo, rajadas de ventos e aos alagamentos, deslizamentos pontuais. À tarde, as temperaturas máximas chegam aos 30°C no Litoral Sul, 25°C a 29°C no Vale do Itajaí, Planalto Norte, até 19°C no Planalto Sul e variam de 21°C a 25°C nas demais regiões. Ventos de quadrante norte passando para sudoeste/sul, com fraca a moderada intensidade. Rajadas de ventos ocasionais, em torno de 55 km/h, no centro-leste do estado. No Litoral Sul e Grd. Florianópolis, ondas de sudoeste/sul, altura de 2,0 m a 2,5 m e chance de ressaca. O risco é moderado para ocorrências associadas à agitação marítima.

PREVISÃO PARA DOMINGO (30)

Ramo estacionário da frente fria sobre norte de SC deixa o dia com muitas nuvens, pancadas de chuvas, que podem ser de forte intensidade e ocasionar acumulados altos de chuvas no Planalto e Litoral Norte. No Vale e Grd. Florianópolis, dia com variação de nuvens e chuva isolada. Demais áreas, dia com sol e algumas nuvens devido à aproximação de uma alta pressão (massa de ar frio). O dia começa com chance de geada e temperaturas mínimas baixas (menores que 9°C) na porção oeste, Planalto Sul, demais regiões de 9°C a 16°C. À tarde, as máximas não passam dos 20°C na porção oeste, variam de 14°C a 19° nas demais áreas. Ventos de sudoeste a sudeste, com fraca a moderada intensidade. Rajadas de ventos isoladas, até 40 km/h. O risco é moderado para ocorrências associadas a alagamentos e deslizamentos pontuais no norte do estado. No Litoral Sul e Grd. Florianópolis, ondas de sudoeste/sul, altura de 2,0 m a 2,5 m e chance de ressaca. O risco é moderado para ocorrências associadas à agitação marítima.

PREVISÃO PARA SEGUNDA-FEIRA (31)

Uma alta pressão (massa de ar frio) atua em SC e deixa grande parte do estado com sol e poucas nuvens. Em localidades do Baixo Vale, Litoral e Planalto Norte, por conta da umidade vinda do mar, a nebulosidade é maior e há chance de chuva isolada. O risco é baixo para ocorrências meteorológicas. O dia começa com chance de geada e temperaturas mínimas abaixo dos 10°C na porção oeste, Planalto Sul. Demais regiões variando de 10°C a 16°C. À tarde, as máximas ficam amenas e chegam aos 22°C na porção oeste e variam de 15°C a 19°C no centro-leste do estado. A partir da noite as temperaturas caem mais significativamente em grande parte do estado.Ventos de sul/sudeste, com fraca a moderada intensidade. Rajadas de ventos isoladas, de 45 km/h. O mar ainda deve ficar agitado, com ondas de sul e altura de 2,0 m a 2,5 no Litoral Sul e Grd. Florianópolis, o que indica um risco moderado para ocorrências associadas à agitação marítima.

TENDÊNCIA PARA OS PRÓXIMOS DIAS 

Na terça-feira (01) a alta pressão começa a se afastar e SC, mas ainda deixa o dia com predomínio de sol a poucas nuvens e temperaturas mínimas baixas a amenas (menor que 14°C) em boa parte do estado. À tarde as máximas ficam amenas e não passam dos 24°C no estado. Na quarta-feira (02) a aproximação e atuação de uma nova frente fria favorece o aumento de nuvens e chance de chuva isolada a partir da tarde da porção oeste ao Litoral Sul e da noite nas demais regiões.

 

CONDIÇÕES DE VENTO E MAR

Sábado (29) com ventos de quadrante norte passando para sudoeste/sul, com fraca a moderada intensidade. Rajadas de ventos ocasionais, em torno de 55 km/h, no centro-leste do estado.

Ondas com direção sudoeste/sul em todo litoral. Atura de 2,0 m com picos de até 2,5 m no Litoral Sul, Grd. Florianópolis e até 1,5 m nas demais áreas litorâneas. Há chance de ressaca no Litoral Sul.