PREVISÃO DO TEMPO VOLTADA PARA A DEFESA CIVIL (29/06) – 05:00

PREVISÃO PARA TERÇA-FEIRA (29/06)

Nesta terça-feira (29), a frente fria que provocou chuva se afasta do estado, mas ainda há uma pequena chance de precipitação invernal. A massa de ar frio, de origem polar, que já vem provocando diminuição acentuada das temperaturas toma conta do estado, deixando o dia com predomínio de sol e sensação de frio intenso. O dia começa com geada ampla, com exceção do litoral. O amanhecer é de temperaturas muito baixas, com mínimas entre -4°C e 2°C do oeste aos planaltos, Alto Vale e Grd. Florianópolis serrana. Nos pontos mais altos da serra são ainda mais baixas. Nas demais regiões variam de 3°C a 10°C. À tarde, as máximas não passam dos 5°C no Planalto Sul, variam de 5°C a 11°C na porção oeste, Planalto Norte, Alto Vale, e de 11°C a 15°C nas demais áreas. O risco é alto para ocorrências relacionadas às baixas temperaturas. Ventos de sudoeste a oeste com fraca a moderada intensidade. O mar fica agitado, com ondas de sudoeste e altura de 2,5m a 3,0 m e com picos de 3,5 m no Litoral Sul, de 2,0 m a 2,5 m na Grd. Florianópolis e até 2,0 m nas demais regiões litorâneas. O risco é moderado a alto para ocorrências associadas à agitação marítima.

PREVISÃO PARA QUARTA-FEIRA (30/06)

Na quarta-feira (30), a massa de frio com origem polar segue atuando sobre Santa Catarina. O dia será de predomínio do sol e ainda com sensação de frio intenso em todo estado. A manhã começa com geada ampla entre a porção oeste, Planaltos e Alto Vale. As mínimas variam de -3°C a 2°C – pontualmente sendo ainda mais baixas – entre o oeste, planaltos e Alto Vale do Itajaí e de 2°C a 10°C nas demais regiões. À tarde, as máximas ainda não sobem muito, não passando dos 11°C no Planalto Sul e variando de 12°C a 17°C nas demais áreas. O risco segue alto para ocorrências relacionadas com as baixas temperaturas. Ventos de sudoeste a sudeste com fraca a moderada intensidade. O mar segue agitado, com ondas de sudoeste e altura de 2,5 m a 3,0 m no Litoral Sul, 2,0 m a 2,5 m na Grd. Florianópolis e até 2,0 m nas demais áreas litorâneas. O risco é moderado a alto para ocorrências associadas à agitação marítima.

PREVISÃO PARA QUINTA-FEIRA (01/06)

A partir da quinta-feira (01) a massa de ar frio começa a perder força sobre Santa Catarina e se deslocar em direção ao mar. O dia é de predomínio de sol e chance de geada, especialmente entre os planaltos e Meio-Oeste. A madrugada e manhã segue com temperaturas baixas no estado, apesar de não tão baixas quanto nos últimos dias, variando de -2°C a 4°C entre os planaltos, Alto Vale e porção oeste e entre 5°C e 12°C nas demais regiões do estado. A máxima volta a subir gradualmente e ficar amena em todo estado, variando de 11°C a 14°C entre os planaltos e de 15°C a 19°C nas demais regiões. Ventos soprando do quadrante sul/sudeste no início do dia e de leste/nordeste ao final do dia (por conta da umidade vinda do mar, há chance de chuva fraca e isolada no final da noite na faixa litorânea).

TENDÊNCIA PARA OS PRÓXIMOS DIAS

Entre sexta-feira (02) e sábado (03) a massa de ar frio segue em direção ao mar. As manhãs permanecem com temperaturas baixas/amenas pelo estado e as tardes com temperaturas amenas, mas com tendência de elevação gradual, chegando aos 22°C no oeste nas tardes de sexta-feira e sábado. Os dias seguem com predomínio de sol e pouca variação de nebulosidade em todo o estado.

CONDIÇÕES DE VENTO E MAR

Terça-feira (29) com ventos de sudoeste/oeste, com fraca a moderada intensidade. Rajadas de vento ocasionais, entre 40 e 50 km/h, em áreas do leste do estado.

O mar fica agitado em todo o litoral, com ondas de sudoeste, altura de 2,5m a 3,0m no Litoral Sul (picos de 3,5 m), de 2,0 m a 2,5 m na Grd. Florianópolis e até 2,0 m nas demais áreas litorâneas. O risco é moderado a alto para ocorrências associadas a agitação marítima.