PREVISÃO DO TEMPO VOLTADA PARA A DEFESA CIVIL (29/07) – 05:00

PREVISÃO PARA SEXTA-FEIRA (29/07)

O afastamento de uma frente fria de SC ocasiona pancadas de chuva isoladas da Grd. Fpolis. ao norte do estado pela manhã. Com a entrada e estabelecimento de uma massa de ar frio as condições do tempo ficam estáveis, com sol a poucas nuvens no estado. A convergência dos ventos deste sistema com os vindos de um ciclone extratropical (que se desloca pelo litoral do RS) favorece ventos de quadrante sul, com moderada intensidade (de 25 a 35 km/h) no estado e rajadas de ventos com intensidade de 50 km/h a 80 km/h em áreas do Meio Oeste ao litoral, com um risco moderado a alto para ocorrências associadas aos ventos. O estabelecimento da massa de ar frio favorece temperaturas amenas no período da tarde: 18°C a 21°C no Baixo Vale, Litoral Norte, até 11°C na Serra, 11°C a 15°C no Grd. Oeste e de 13°C a 18°C nas demais áreas. À noite, as temperaturas caem, o que aumenta a sensação de frio no estado. Assim, o risco é moderado a alto para ocorrências relacionadas ao declínio das temperaturas.

PREVISÃO PARA SÁBADO (30/07)

O sábado (30) começa com chance de geadas em áreas do Grande Oeste, Planaltos, Alto Vale, Grd. Fpolis. Serrana, mas que se dissipam pela manhã. No decorrer do dia, a atuação de uma massa de ar frio mantém as condições de tempo estável, com predomínio de sol a poucas nuvens em SC e sensação de frio. No amanhecer, as temperaturas mínimas chegam aos -3°C na Serra, de -1°C a 6°C no Grd. Oeste, Planaltos, Alto Vale, Grd. Fpolis. Serrana e de 6°C a 13°C nas demais regiões. À tarde, as máximas chegam aos 16°C no Planalto Sul, 20°C no Litoral Norte e variam de 17°C a 19°C em boa parte de SC. A partir da noite as temperaturas voltam a cair. O risco é moderado a alto para ocorrências relacionadas ao declínio das temperaturas, principalmente, na madrugada. Ventos de quadrante sul, com fraca a moderada intensidade. Rajadas de ventos ocasionais, de 40 a 65 km/h, em áreas do Litoral Sul entre a madrugada e parte da manhã, mas diminuindo de intensidade no decorrer do dia. O risco é moderado para ocorrências associadas aos ventos.

PREVISÃO PARA DOMINGO (31/07)

O domingo (31) começa com chance de geadas em áreas do Grande Oeste, Planaltos, Alto Vale, Grd. Fpolis. Serrana, mas que se dissipam pela manhã. No decorrer do dia, persiste a atuação de uma massa de ar frio, o que mantém as condições de tempo estável, com predomínio de sol a poucas nuvens em SC. O amanhecer ainda será com sensação de frio, com temperaturas mínimas de 0°C a 5°C nos Planaltos, Meio Oeste, Alto Vale, Grd. Fpolis. Serrana (na Serra ainda podem ocorrer registros de temperaturas negativas), em torno de 14°C no Litoral Norte e de 6°C a 13°C nas demais áreas. À tarde, as máximas chegam aos 18°C na Serra e variam de 19°C a 23°C em boa parte de SC. Ventos com direção nordeste, com fraca a moderada intensidade. Rajadas de ventos ocasionais, em torno de 45 km/h, no Litoral Sul.

TENDÊNCIA PARA OS PRÓXIMOS DIAS

Na segunda-feira (01) e terça-feira (02) a massa de ar frio se desloca em direção ao mar, mas ainda mantém as condições de tempo estável, com sol a poucas nuvens em SC. Com isso, as temperaturas, gradualmente, aumentam, principalmente, no período da tarde. Nos amanheceres, a sensação de frio ainda permanece, com destaque para áreas dos Planaltos e Meio Oeste.

CONDIÇÕES DE VENTO E MAR (29/07)
 

Sexta-feira (29) com ventos de quadrante sul, com moderada intensidade (de 25 a 35 km/h) no estado e rajadas de ventos com intensidade de 50 km/h a 80 km/h em áreas do Meio Oeste ao litoral, com um risco moderado a alto para ocorrências associadas aos ventos.

Ondas com direção sudoeste/sul em todo litoral catarinense. Altura de 2,5 m com picos de 3,5 m a 4,0 m no Litoral Sul, até 3,5 m na Grd. Fpolis. Litorânea e 2,5 m no Litoral Norte. O risco é moderado a alto para ocorrências associadas à agitação marítima, com chance de ressaca. Ainda, há um risco moderado de alagamentos costeiros da Grd. Fpolis. Litorânea ao Litoral Norte.