PREVISÃO DO TEMPO VOLTADA PARA A DEFESA CIVIL (29/10) – 05:00

PREVISÃO PARA SÁBADO (29)

O sábado (29) começa com tempo instável do Extremo Oeste aos Planaltos, com pancadas de chuva e temporais com raios, rajadas de vento e granizo, devido ao fluxo de calor e umidade da região amazônica. Nas demais regiões do estado, presença de muitas nuvens e condições para temporais isolados a partir da tarde. Temperaturas mínimas entre 14°C a 20°C no estado. As máximas chegam aos 30°C no Litoral e também na região Oeste. Nas demais áreas, máximas entre 22°C e 25°C. Vento de nordeste a noroeste, com intensidade fraca e com rajadas no Oeste. O risco é moderado a alto para ocorrências associadas aos temporais e para ocorrências relacionadas ao vento.

PREVISÃO PARA DOMINGO (30)

Domingo (30) com tempo instável, devido a formação de uma frente fria no Sul do Brasil. A chuva começa pelo Extremo Oeste no período da manhã e se estende para as demais regiões do estado no decorrer do dia. Por alguns momentos, a chuva é intensa ou na forma de temporais com rajadas de vento e granizo. Temperaturas mínimas entre 15°C a 20°C no estado. As temperaturas máximas superando os 30°C nas áreas litorâneas. Nas demais regiões, máximas de 19°C a 24°C. Vento de quadrante norte, com intensidade fraca e com rajadas em torno de 50km/h. O risco é moderado a alto para ocorrências relacionadas aos temporais.

PREVISÃO PARA SEGUNDA-FEIRA (31)

Na segunda-feira (31), a frente fria influencia o tempo em SC, mantendo o tempo nublado e com chuva a qualquer hora do dia, sobretudo no norte do estado. Com o avanço do sistema, os ventos sopram do quadrante sul, com intensidade moderada, e trazem uma massa de ar frio em sua retaguarda, provocando um intenso declínio das temperaturas. As menores temperaturas devem ser observadas na noite, ficando abaixo dos 10°C na maior parte do estado e com valores abaixo de 5°C nos pontos mais altos. O risco é alto para ocorrências associadas ao declínio de temperatura. 

TENDÊNCIA PARA OS PRÓXIMOS DIAS

As temperaturas seguem baixas no decorrer da terça-feira (01) e quarta-feira (02), ficando abaixo dos 10°C na maior parte do estado, chegando a apresentar valores abaixo de 0°C na Serra. Este período caracteriza uma onda de frio fora de época, com temperaturas muito baixas em relação à climatologia para o mês de novembro, apesar de ser um evento comum para esta região ao longo do inverno.

 

CONDIÇÕES DE VENTO E MAR (29/10)

No sábado (29), os ventos sopram do quadrante nordeste/leste no decorrer do dia, com intensidade fraca (15 e 25 km/h).

Mar pouco agitado a calmo, com ondulação de nordeste, a leste com altura de 0,5 a 1,0m na Grande Florianópolis e Litoral Norte, Nas demais áreas litorâneas ondulação de nordeste entre 0,5 e 1,0m.