PREVISÃO DO TEMPO VOLTADA PARA A DEFESA CIVIL (29/10) – 05:00

PREVISÃO PARA SEXTA-FEIRA (29/10)

Na sexta-feira (29) a circulação marítima combinada a uma área de baixa pressão em médios níveis ocasiona chuva no litoral, Vale e áreas próximas no decorrer do dia. Em alguns momentos a chuva pode ser intensa, persistente e volumosa. Assim, o risco é moderado a alto para ocorrências como alagamentos, deslizamentos, enxurradas. Na porção oeste, o dia começa com sol, mas, a combinação de calor e umidade favorece o aumento de nuvens com pancadas de chuva isoladas com trovoadas. De forma isolada, não se descarta a chance de temporais. O risco é baixo para ocorrências relacionadas aos temporais. À tarde as temperaturas ficam mais altas na porção oeste e chegam aos 32°C no Oeste, 29°C no Meio Oeste. No centro-leste, por conta da maior presença das nuvens, as temperaturas variam de 20°C a 25°C. Ventos de leste no centro-leste e de nordeste na porção oeste, com fraca a moderada intensidade e rajadas ocasionais.

PREVISÃO PARA SÁBADO (30/10)

No sábado (30) a circulação marítima segue atuando e deixa o dia com variação de nuvens a nublado com chuva no litoral, Vale e áreas próximas. Pontualmente, a chuva pode ser intensa. O risco é moderado a alto para ocorrências como alagamentos, deslizamentos e enxurradas. Na porção oeste, a combinação de calor e umidade ocasiona pancadas de chuvas isoladas com trovoadas a partir da tarde. De forma isolada, não se descarta a chance de temporais. O risco é baixo para ocorrências associadas aos temporais. Amanhecer com temperaturas de 12°C a 15°C nos Planaltos, Meio Oeste, 15°C a 18°C nas demais regiões. À tarde, as máximas chegam aos 31°C na porção oeste e variam de 19°C a 24°C no centro-leste. Ventos de leste a nordeste, com fraca a moderada intensidade e rajadas ocasionais, principalmente, no litoral.

PREVISÃO PARA DOMINGO (31/10)

No domingo (31) a circulação marítima permanece atuando, mas perdendo intensidade, o que deixa o dia com variação de nuvens e chuva ocasional dos Planaltos ao litoral. O risco é baixo a moderado para ocorrências como alagamentos, deslizamentos e enxurradas. Na porção oeste, a combinação de calor e umidade favorece pancadas de chuvas isoladas com trovoadas a partir da tarde. Pontualmente, podem ocorrer temporais. O risco é baixo para ocorrências associadas aos temporais. Amanhecer com temperaturas de 12°C a 15°C nos Planaltos, Meio Oeste, 16°C a 19°C nas demais áreas. À tarde, as máximas chegam aos 31°C no Oeste, 26°C no Litoral Sul, Meio Oeste e variam de 19°C a 23°C nas demais regiões. Ventos de leste a nordeste, com fraca a moderada intensidade e rajadas de ventos ocasionais, principalmente, no Litoral Sul.

TENDÊNCIA PARA OS PRÓXIMOS DIAS

Na segunda-feira (01) a circulação marítima deve ficar ainda mais fraca, porém ainda deixa o dia com variação de nuvens e chance de chuva isolada no litoral, Vale do Itajaí e áreas próximas. No restante do estado com sol e poucas nuvens. A terça-feira (02) será de sol e poucas nuvens no estado. Mas, áreas de instabilidades vindas do RS podem ocasionar chuva de forma isolada nas cidades próximas à divisa entre a tarde e noite.

 

CONDIÇÕES DE VENTO E MAR (29/10)

Sexta-feira (29) com ventos de leste no centro-leste e de nordeste na porção oeste, com fraca a moderada intensidade e rajadas ocasionais.

Ondas com direção sudeste a leste e altura de 1,0 m a 1,5 m em todo litoral catarinense.