PREVISÃO DO TEMPO VOLTADA PARA A DEFESA CIVIL (29/12) – 05:00

PREVISÃO PARA QUINTA-FEIRA (29)

Na quinta-feira (29) um sistema de alta pressão se estabelece em Santa Catarina, garantindo um dia com predomínio de sol em grande parte das regiões. A exceção fica para a região entre o Litoral Sul e Planalto Sul, onde há chance de chuva isolada entre a tarde e noite, mas não há risco para ocorrências associadas às condições de tempo. As temperaturas nas primeiras horas da manhã marcam de 16 a 21°C no litoral, Baixo e Médio Vale do Itajaí e de 11 a 16°C nas demais regiões. As máximas chegam aos 26°C no Planalto Sul, variam de 30 a 34°C no Litoral Norte, Vale do Itajaí e de 26 a 32°C nas demais áreas. Os ventos sopram de sul/sudeste, com intensidade fraca a moderada.

PREVISÃO PARA SEXTA-FEIRA (30)

Na sexta-feira (30) a alta pressão mantém sua influência sobre Santa Catarina, predominando assim o sol no estado. Apesar disso, ao longo da tarde há condições para chuvas rápidas e isoladas, especialmente nas áreas entre o Meio Oeste e Norte de SC, devido a aproximação de instabilidades. Esta chuva não traz risco para ocorrências meteorológicas. O dia começa com temperaturas de 16 a 22°C no litoral, Vale do Itajaí e de 11 a 16°C nas demais áreas. As máximas chegam aos 26°C no Planalto Sul, 36°C no Oeste e variam de 26 a 33°C nas demais regiões. Os ventos sopram de nordeste com intensidade fraca. 

PREVISÃO PARA SÁBADO (31)

Neste sábado (31), o tempo deve ser de tempo firme em todo o estado de Santa Catarina, com a virada do ano com variação de nuvens e possíveis chuvas rápidas de forma isolada, mas não há risco para ocorrências associadas às condições de tempo. As temperaturas sobem rapidamente ao longo do dia, atingindo valores acima de 30°C no Grande Oeste e também em regiões litorâneas. Na virada do ano as temperaturas já devem ser amenas, com valores entre 19 e 23°C no Oeste, Vale do Itajaí e Litoral, e de 15 a 18°C nas áreas mais elevadas, do Meio Oeste aos Planaltos. Os ventos sopram com intensidade fraca, de quadrante norte/nordeste.

TENDÊNCIA PARA OS PRÓXIMOS DIAS

O ano começa com sol entre nuvens em todo o estado, com a aproximação das instabilidades ao longo do domingo (01). A partir de segunda-feira (02), o avanço de uma frente fria começa a mudar o tempo na região oeste, se deslocando aos poucos para as demais áreas do estado, provocando aumento de nebulosidade e chuva em todas as regiões.

 

CONDIÇÕES DE VENTO E MAR (29/12)

Quinta-feira (29) com ventos de sul/sudeste, com intensidade fraca a moderada.

Ondas com direção sul/sudeste passando para sul no decorrer do dia com altura de 1,5 a 2,0 m em todo litoral catarinense.