PREVISÃO DO TEMPO VOLTADA PARA A DEFESA CIVIL (31/01) – 05:00

PREVISÃO PARA SEGUNDA-FEIRA (31/01)

Na segunda-feira (31) o dia será marcado por variação de nebulosidade em SC, intercalando com aberturas de sol no Oeste do estado. Já nas regiões dos planaltos ao litoral, a combinação de calor e umidade favorece a formação de temporais isolados no período da tarde e noite, com risco baixo a moderado para ocorrências associadas. No decorrer da tarde as temperaturas se elevam rapidamente, com máximas superando os 30°C no Oeste e Litoral. Os ventos sopram com intensidade fraca de leste no litoral e direção variável no restante do estado. 

 

PREVISÃO PARA TERÇA-FEIRA (01/02)

O mês de fevereiro começa com maior presença de sol e com temperaturas elevadas em SC nesta terça-feira (01).  Uma massa de ar seco favorece o predomínio de sol em todas as regiões na maior parte do dia. Entre a tarde e noite, há um aumento de nuvens com chance de chuva isolada no Litoral. No amanhecer, temperaturas mínimas de 15 a 20°C na maior parte de SC. As máximas superam os 30°C na maior parte do estado, se aproximando dos 38°C no Extremo Oeste. Ventos de sudeste a leste, com intensidade fraca. Não há riscos associados às condições de tempo. 

 

PREVISÃO PARA QUARTA-FEIRA (02/02)

Na quarta (02) o predomínio é de sol entre poucas nuvens em toda SC durante a manhã. No período da tarde, há condições para rápidas pancadas de chuva entre o Grd. Florianópolis, Planalto e Litoral Sul. As temperaturas sobem rapidamente ao longo do dia, com máximas superando os 30°C em todas as regiões e se aproximando de 38°C no Extremo Oeste do estado. O risco é baixo para ocorrências associadas às condições de tempo. O vento sopra de nordeste nas áreas litorâneas, com intensidade fraca a moderada, e sem direção definida nas demais áreas do estado. 

TENDÊNCIAS PARA OS PRÓXIMOS DIAS

Entre quinta (03) e sexta-feira (04), as temperaturas permanecem altas nas tardes, o que associado a umidade disponível favorece a ocorrência de pancadas de chuva com trovoadas entre a tarde e o início da noite. As tardes marcam temperaturas entre 30 e 35°C na maior parte de SC, e se aproxima dos 40°C no Oeste. 

 

CONDIÇÕES DE VENTO E MAR (31/01)

O vento sopra de leste no Litoral e sem direção definida nas demais áreas, com intensidade fraca.

 

A agitação marítima apresenta ondulação de sudeste a leste com altura entre 1,0 e 1,5m em todas as regiões.