PREVISÃO DO TEMPO VOLTADA PARA A DEFESA CIVIL (30/01) – 05:00

PREVISÃO PARA SÁBADO (30)

Dia começa com sol entre nuvens e até chuva de forma bem isolada. Mas, a partir da tarde, a combinação de uma área de baixa pressão com o calor, umidade favorece pancadas de chuvas, que podem vir acompanhadas de temporais bem isolados, no estado. A chuva pode ser intensa, com acumulados altos em curto intervalo de tempo, principalmente no Planalto e Litoral Sul, Grd. Florianópolis e Vale. Assim, há um risco moderado a alto para alagamentos, deslizamentos, enxurradas nestas regiões. Nas demais com risco moderado.  À tarde, as temperaturas máximas devem ser mais altas no litoral, Vale (29°C a 37°C), enquanto que no Planalto Norte e porção oeste varia de 27°C a 31°C e no Planalto Sul chega aos 26°C. Ventos de nordeste a noroeste, com fraca a moderada intensidade, no estado. Rajadas de ventos isoladas, até 50 km/h.

PREVISÃO PARA DOMINGO (31)

Uma nova área de baixa pressão sobre o RS, calor e umidade favorecem pancadas de chuvas a partir da madrugada/manhã na porção oeste. No decorrer do dia a chuva se espalha para as demais regiões. No Oeste, Meio Oeste, Planalto e Litoral Norte, Vale e Grd. Florianópolis tem maiores chances de temporais, chuva intensa em curto intervalo de tempo, altos acumulados de chuvas. Assim, nestas áreas, o risco é alto para desastres e moderado nas demais regiões. Dia começa com temperaturas mínimas amenas no estado: 12°C no Planalto Sul, 18°C a 24°C no litoral, Vale, 16°C a 21°C nas demais regiões. À tarde, as máximas devem ser mais elevadas no litoral, Vale (31°C a 37°C), Planalto Norte (29°C) e amenas nas demais áreas (22°C a 26°C). Ventos de nordeste a noroeste, com fraca a moderada intensidade, no estado. A partir da noite devem virar para quadrante sul/sudeste em áreas da porção oeste ao Litoral Sul e Grd. Florianópolis. Rajadas de ventos isoladas, até 55 km/h.

PREVISÃO PARA SEGUNDA-FEIRA (01)

A área de baixa pressão próxima ao litoral do RS combinada com a convergência de umidade, calor mantém as condições do tempo instável em Santa Catarina no decorrer do dia. Assim, a previsão indica chuva ao longo do dia no estado, podendo ser de moderada a forte intensidade, principalmente entre a tarde/noite, em áreas do centro-norte e leste de SC. Logo, há um risco moderado para desastres. Dia começa com temperaturas mínimas amenas no estado: 12°C no Planalto Sul, 18°C a 24°C no litoral, Vale, 15°C a 19°C nas demais regiões. À tarde, as máximas devem ser mais altas no litoral e Vale (27°C a 33°C), enquanto que nas demais regiões variam de 23°C a 27°C. Ventos de quadrante norte, com fraca a moderada intensidade, no estado. Rajadas de ventos isoladas, até 55 km/h.

TENDÊNCIA PARA OS PRÓXIMOS DIAS

Na terça-feira (02) e quarta-feira (03) o tempo instável permanece no estado, principalmente entre a tarde e noite, por conta da atuação de áreas de instabilidade que favorecem pancadas de chuvas isoladas.

CONDIÇÕES DE VENTO E MAR

No sábado (30) com ventos de nordeste a noroeste, com fraca a moderada intensidade, no estado. Rajadas de ventos isoladas, até 50 km/h.

Ondas com direção nordeste e altura de 1,0, com picos de até 1,5 m, em todo litoral catarinense.