PREVISÃO DO TEMPO VOLTADA PARA A DEFESA CIVIL (30/03) – 05:00

PREVISÃO PARA QUARTA-FEIRA (30/03)

A passagem de uma frente fria já no início da manhã desta quarta-feira (30) provoca a mudança do tempo estável para a condição de chuva e temporais que começam chegando no Extremo Oeste, Oeste e em áreas de divisa com o RS, avançando em direção ao leste do estado catarinense ao longo da tarde e da noite. Há grande probabilidade de chuva intensa em curtos períodos de tempo, principalmente do centro ao oeste, onde o risco é moderado a alto para ocorrências associadas a temporais (rajadas fortes de ventos, raios e granizo) e a chuva intensa (alagamentos e enxurradas). As temperaturas mínimas ficam entre 16 °C e 21°C no Extremo Oeste, Oeste, em parte do Meio-Oeste, parte do Planalto Norte, no vale do Itajaí e no Litoral, já no Planalto sul, parte do Meio-Oeste e do Planalto Norte, elas ficam entre 13°C e 14°C. As máximas devem oscilar entre 25°C e 33°C no início da tarde no litoral, Planalto Norte e no vale do Itajaí e entre 19°C a 23°C nas demais regiões.

PREVISÃO PARA QUINTA-FEIRA (31/03)

Na madrugada de quinta-feira (31) ainda há a influência da frente fria, que provoca chuva em em áreas da Grd. Florianópolis, Litoral Norte, Vale do Itajaí e no Planalto Norte catarinense onde o risco é baixo para ocorrências meteorológicas. Nas outras regiões o tempo se estabiliza em função de uma alta pressão associada a uma massa de ar seco e frio que diminui as temperaturas nestas áreas ainda na madrugada. Ao longo do dia e no período da noite, a chuva fica mais localizada ao norte do estado de Santa Catarina (Planalto norte e Litoral Norte) quando a frente se desloca em direção ao Paraná, nas demais regiões o tempo segue estável e com temperaturas mais baixas. As temperaturas mínimas ocorrem no início da manhã e ficam entre entre 06°C e 09°C em áreas de divisa com o Paraná no Extremo Oeste, em áreas do Meio-Oeste, Planalto Sul e Norte, do Litoral Sul e da Grd. Florianópolis, também ocorrerão mínimas no período da noite entre 07°C e 09°C no Planalto Sul e entre 10°C e 13°C no restante do estado. As Máximas ocorrem no final da manhã no Litoral norte e oscilam entre 15°C e 18°C e no período da tarde ficam entre 16°C e 20°C no oeste, Planalto Sul e Litoral Sul.

PREVISÃO PARA SEXTA-FEIRA (01/04)

Na sexta-feira (01) de madrugada ainda ocorre chuva no nordeste de santa catarina pela influência da  frente fria que já atua no Paraná, nas outras áreas o tempo fica encoberto. Ao longo da manhã o tempo se estabiliza  em função da massa de ar seco e frio, mas o sol não aparece e nos períodos da tarde e da noite volta a ocorrer chuva no Planalto Norte, Litoral Norte e na Grande Florianópolis devido a circulação marítima, nessas áreas o risco é baixo para ocorrências meteorológicas e nas demais não há risco. As temperaturas mínimas ficam entre 4°C e 10°C no Planalto Sul, Alto Vale do Itajaí, no Extremo Oeste e em parte do Litoral Sul, do Planalto Norte e do Oeste, elas ficam entre 11°C e 14°C no Meio-Oeste, Planalto Norte, Baixo e Médio Vale do Itajaí , no Litoral Norte, Grd. Florianópolis e em parte do Litoral Sul.

TENDÊNCIAS PARA OS PRÓXIMOS DIAS

No sábado (02) a massa de ar seco se posiciona no mar e seu giro intensifica o deslocamento de umidade (circulação marítima), deixando o Litoral e áreas próximas com céu nublado e com chuva ocasional. No interior do estado há condições para pancadas isoladas de chuva com trovoadas entre a tarde e à noite. O domingo (03) inicia com tempo estável na madrugada e manhã, mas essa condição muda no período da tarde quando áreas de instabilidade causadas por sistemas de baixa pressão em todos os níveis da atmosfera provocam chuva em áreas de divisa com o RS e que chegam no Planalto Sul catarinense e no Meio-Oeste à noite, nas outras áreas o tempo se mantém encoberto.

CONDIÇÕES DE VENTO E MAR (30/03)

Vento de sudeste/leste na costa de Santa Catarina, virando de sul no Litoral Sul e ganhando força ao longo do dia. Rajadas em torno de 60 km/h na Grd. Florianópolis e de até 55 km/h em áreas do Litoral Sul no período da manhã. No período da tarde ocorrem rajadas de 60 km/h no Meio-Oeste e de até 65 km/h junto à costa do Litoral Sul e da Grd. Florianópolis e no final da noite há a ocorrência de rajadas de vento de até 60 km/h em áreas de Florianópolis e de 50 km/h ao norte do Extremo Oeste.

Ondas de 1,5m a 2,0m e com picos de 2.5 próximos da costa catarinense ao final do dia e no período da noite.