PREVISÃO DO TEMPO VOLTADA PARA A DEFESA CIVIL (30/04) – 05:00

PREVISÃO PARA SÁBADO (30/04)

O sábado (30) será marcado pela variação de nuvens intercalando com períodos em que o sol aparece. Da porção oeste a Grande Florianópolis e localidades do Planalto Norte há chance de pancadas de chuvas, que podem vir acompanhadas de temporais bem isolados entre a tarde e noite. Isto se deve a combinação do aquecimento diurno, um cavado e ao fluxo de ar quente e úmido vindo da região Amazônica. Nestas áreas o risco é baixo a moderado para ocorrências relacionadas às pancadas de chuva e/ou temporais. No restante do estado há chance de chuva bem isolada. À tarde, as temperaturas máximas chegam aos 26°C no Oeste, de 21°C a 24°C no Meio Oeste, Litoral Sul ao Norte e de 16°C a 20°C nas demais áreas. Ventos de sudeste/leste passando para nordeste, com fraca a moderada intensidade e rajadas de ventos ocasionais.

PREVISÃO PARA DOMINGO (01/05)

No domingo (01) a formação de uma área de baixa pressão entre o nordeste do RS e sul de SC (com deslocamento para o mar) combinado ao fluxo de ar quente e úmido vindo da região Amazônica ocasiona pancadas de chuva, com chance de temporais isolados e altos acumulados de chuva em curto período da porção oeste a Grd. Florianópolis e Alto Vale do Itajaí. Nestas áreas, o risco é moderado para ocorrências associadas às chuvas e temporais. Nas demais áreas, variação de nuvens intercalando com momentos em que o sol aparece e chance de chuva isolada. Amanhecer com temperaturas mínimas perto dos 12°C na Serra, de 13°C a 15°C na porção central de SC, de 16°C a 19°C nas demais áreas. À tarde, as máximas variam de 25°C a 30°C da Grd. Florianópolis ao norte do estado e de 18°C a 23°C nas demais regiões. Ventos de nordeste/norte passando para quadrante sul, com fraca a moderada intensidade. Rajadas ocasionais (em torno de 55 km/h), principalmente, no litoral.

PREVISÃO PARA SEGUNDA-FEIRA (02/05)

A segunda-feira (02) será de tempo instável por conta da combinação de um cavado, fluxo de ar quente e úmido vindo da região Amazônica, o que ocasiona pancadas de chuva, sendo intensa por alguns momentos, com altos acumulados e acompanhada de temporais isolados da porção oeste a Grd. Florianópolis. Nestas áreas o risco é moderado a alto para ocorrências relacionadas à chuva intensa, volumosa e aos temporais. Nas demais regiões com pancadas de chuva isoladas. Amanhecer com temperaturas mínimas perto de 11°C na Serra, de 12°C a 16°C na porção central de SC, 16°C a 19°C nas demais áreas. À tarde, as máximas variam de 24°C a 28°C na porção oeste, chegam aos 15°C na Serra e não passam dos 21°C no restante do estado. Ventos de sudeste a leste com fraca a moderada intensidade. Rajadas ocasionais (de 50 a 75 km/h), principalmente, no litoral, Planalto Sul, Meio Oeste.

TENDÊNCIA PARA OS PRÓXIMOS DIAS

Na terça-feira (03) e quarta-feira (04) o tempo segue instável em SC, com previsão de pancadas de chuva, sendo intensa por alguns momentos e altos acumulados, acompanhadas de temporais isolados por conta da formação de uma frente fria, sua atuação e deslocamento pelo estado. No litoral e áreas próximas há chance de rajadas de ventos fortes (60 a 85 km/h e, pontualmente acima deste valor).

 

CONDIÇÕES DE VENTO E MAR (30/04)

Sábado (30) com ventos de sudeste/leste passando para nordeste, com fraca a moderada intensidade e rajadas de ventos ocasionais.

Ondas com direção sudeste/sul em todo litoral catarinense. Altura de 1,5 m a 2,0 m no Litoral Sul e de 1,0 m a 1,5 m nas demais áreas litorâneas.