PREVISÃO DO TEMPO VOLTADA PARA A DEFESA CIVIL (30/04) – 05:00

PREVISÃO PARA SEXTA-FEIRA (30)

Nesta sexta-feira (30), a massa de ar frio e seco que vem atuando em Santa Catarina durante a semana começa a se afastar para o mar. Contudo, o dia ainda é predomínio de sol e poucas nuvens na maior parte do estado. Durante a tarde a umidade fica baixa, especialmente em cidades da metade oeste catarinense. O risco é moderado para ocorrências associadas à baixa umidade. Entre o Baixo Vale e o Litoral Norte a umidade vinda do oceano favorece a ocorrência de chuva fraca e isolada nos extremos do dia. As temperaturas ainda são baixas no início da manhã e há chance de geada isolada, sobretudo entre o Planalto Sul e Meio Oeste, onde as mínimas variam de 2°C a 9°C. No oeste, Planalto Norte, Alto Vale e Grd Florianópolis serrana variam de 5°C a 12°C e nas demais regiões de 10°C a 16°C. A tarde as máximas sobem e chegam a 27°C na porção oeste e sul do estado e variam de 20°C a 24°C nas demais regiões. Ventos de sudeste/leste no início do dia variando para nordeste no final do dia com fraca intensidade.

PREVISÃO PARA SÁBADO (01)

No sábado (01), a massa de ar frio associada a um sistema de alta pressão se afasta para o oceano, favorecendo a mudança da direção dos ventos para o quadrante nordeste/norte com fraca intensidade. Ainda assim, o dia é de sol com variação de nuvens durante o dia em todo o estado. A umidade relativa do ar pode ficar abaixo de 30% entre os planaltos e oeste. A mudança na direção dos ventos faz com que as temperaturas comecem a subir gradualmente com o passar dos dias. As mínimas ainda ficam baixas/amenas entre o Planalto Sul e Meio Oeste, variando de 5°C a 11°C. Nas demais regiões variam de 12°C a 16°C. A tarde as máximas sobem e chegam aos 30°C no oeste e variam de 21°C a 26°C nas demais regiões.

PREVISÃO PARA DOMINGO (02)

No domingo (02), instabilidades associadas a uma área de baixa pressão favorecem a ocorrência de pancadas de chuva isoladas entre o final da tarde e noite na região central do estado. Porém, os acumulados não devem ser significativos. Nas demais regiões predomínio de sol e variação de nuvens, com manhãs de temperaturas amenas e rápida elevação durante a tarde. Mínima variando de 7°C a 12°C no Planalto Sul e Meio Oeste e entre 12°C e 18°C nas demais regiões. A tarde chega a fazer calor no oeste, com temperatura chegando a 31°C no Extremo Oeste, variando de 26°C a 28°C no Meio Oeste e Litoral Sul e entre 22°C e 26°C nas demais regiões.

TENDÊNCIA PARA OS PRÓXIMOS DIAS 

As temperaturas seguem em elevação no decorrer dos dias, sendo baixas a amenas entre a madrugada e amanhecer e se elevando rapidamente entre a manhã e tarde, favorecendo uma grande amplitude térmica. A tarde faz calor e as temperaturas passam dos 30°C na porção oeste e sul na segunda e terça-feira, sem previsão de chuva no estado.

 

CONDIÇÕES DE VENTO E MAR

Sexta-feira (30) com ventos de sudeste/leste no início do dia variando para nordeste no final do dia com fraca intensidade.

Ondas com direção sul/sudeste na costa catarinense. Altura de até 1,0 m em toda a extensão litorânea.