PREVISÃO DO TEMPO VOLTADA PARA A DEFESA CIVIL (30/06) – 05:00

PREVISÃO PARA QUARTA-FEIRA (30/06)

Uma massa de ar frio, de origem polar, segue atuando em SC e favorecendo um dia de predomínio de sol a poucas nuvens e sensação de frio intenso no estado. À tarde, as temperaturas máximas ainda não sobem muito, chegando aos 8°C no Planalto Sul, variando de 11°C a 14°C na porção oeste, Planalto Norte, Alto Vale, Grd. Florianópolis Serrana e abaixo dos 17°C nas demais regiões. A partir da noite as temperaturas voltam a cair bastante. O risco segue sendo alto para ocorrências associadas às baixas temperaturas. Ventos de sudoeste com fraca a moderada intensidade. Rajadas de ventos ocasionais, em torno de 50 km/h, principalmente, entre o Litoral Sul e Grd. Florianópolis. Ondas com direção sudoeste/sul em todo litoral. Altura de 2,0 m a 2,5 m (com picos de até 3,0 m) no Litoral Sul, Grd. Florianópolis e até 2,0 m nas demais áreas litorâneas. Há risco de ressaca no Litoral Sul a Florianópolis. O risco é moderado a alto para ocorrências relacionadas à agitação marítima.

PREVISÃO PARA QUINTA-FEIRA (01/07)

A massa de ar frio, de origem polar, começa a se deslocar em direção ao oceano, mas ainda mantém o predomínio de sol a poucas nuvens no estado. Amanhecer com geada na porção oeste, Planaltos, temperaturas mínimas baixas, de -3°C a 3°C na porção oeste, Planaltos, 4°C a 11°C nas demais áreas. À tarde, as máximas continuam subindo gradualmente e variam de 11°C a 15°C nos Planaltos, Meio Oeste, 15°C a 19°C no restante do estado. O risco segue sendo alto para ocorrências associadas às baixas temperaturas. Ventos de leste a nordeste com fraca intensidade. Rajadas de ventos ocasionais e isoladas, em torno de 50 km/h. Ondas com direção sudeste em todo litoral. Altura de 2,0 m no Litoral Sul, Grd. Florianópolis e até 1,5 m nas demais áreas litorâneas.

PREVISÃO PARA SEXTA-FEIRA (02/07)

A massa de ar frio se afasta da região sul sobre o oceano, mas uma alta pressão sobre a região Sul mantém o predomínio de sol a poucas nuvens em todo estado. Amanhecer com chance de geada isolada na porção oeste, Planalto Sul, temperaturas mínimas em torno de 0°C no Planalto Sul, 3°C a 10°C na porção oeste, Planalto Norte, Alto/Médio Vale, Litoral Sul e até 15°C nas demais regiões. À tarde, as máximas continuam subindo gradualmente, variando de 15°C a 18°C nos Planaltos, Meio Oeste, 18°C a 23°C no restante do estado. Ventos de nordeste, com fraca intensidade. Rajadas de ventos isoladas, ocasionais, em torno de 45 km/h. Não há risco para ocorrências meteorológicas.

TENDÊNCIA PARA OS PRÓXIMOS DIAS

No sábado (03) e domingo (04) a atuação de uma alta pressão mantém o tempo estável na região Sul. Com isso, o final de semana será de predomínio de sol a poucas nuvens em SC. As temperaturas, gradualmente, sobem no decorrer dos dias. Porém, na madrugada e amanhecer as temperaturas ainda devem ficar baixas (3°C a 7°C) na metade centro-oeste do estado. Na tarde de domingo, as máximas chegam aos 17°C no Planalto Sul e variam de 18°C a 24°C no restante do estado.

CONDIÇÕES DE VENTO E MAR

Quarta-feira (30/06) com ventos de sudoeste com fraca a moderada intensidade. Rajadas de ventos ocasionais, em torno de 50 km/h, principalmente, entre o Litoral Sul e Grd. Florianópolis.