PREVISÃO DO TEMPO VOLTADA PARA A DEFESA CIVIL (30/07) – 05:00

PREVISÃO PARA SÁBADO (30/07)

O sábado (30) inicia com chance de geada em cidades do Grande Oeste, Planaltos, Alto Vale e Grd. Fpolis. Serrana, mas que se dissipam pela manhã. Ao longo do dia as condições são de tempo estável, com predomínio de sol a poucas nuvens e sensação de frio, principalmente, na madrugada e à noite por conta da atuação de uma massa de ar frio de origem polar. À tarde, as temperaturas chegam aos 17°C no Planalto Sul e variam de 17°C a 20°C em boa parte de SC. A partir da noite a temperatura volta a cair, o que mantém a sensação de frio. Ventos com direção sudoeste/sul passando para leste, com intensidade fraca a moderada. Rajadas de ventos ocasionais, em torno de 55 km/h, em localidades do Litoral Sul e, no decorrer do dia, diminuindo a intensidade. No período da tarde, a umidade deve ficar abaixo dos 40% em localidades do Grd. Oeste e Planaltos. Não há riscos de ocorrências meteorológicas.

PREVISÃO PARA DOMINGO (31/07)

O domingo (31) inicia com chance de geada, principalmente, em algumas cidades do Meio Oeste e Serra, mas que se dissipam pela manhã. No decorrer do dia segue o tempo estável, com predomínio de sol a poucas nuvens e a sensação de frio, principalmente, na madrugada e a noite, devido ao deslocamento de uma massa de ar frio em direção ao mar. Amanhecer com temperaturas mínimas de -2°C a 5°C nos Planaltos, Meio Oeste, Alto Vale, em torno de 12°C na faixa litorânea e de 5°C a 11°C nas demais áreas. À tarde, as máximas chegam aos 17°C no Planalto Sul e variam de 18°C a 22°C em boa parte de SC. À noite, as temperaturas voltam a cair, mantendo a sensação de frio. A umidade fica abaixo dos 35% no Grd. Oeste no período da tarde, o que pode ocasionar riscos à saúde (como dor de cabeça, desidratação, entre outros). Ventos com direção  nordeste, com fraca a moderada intensidade. Rajadas ocasionais, em torno de 45 km/h, em algumas cidades da faixa litorânea do Litoral Sul.

PREVISÃO PARA SEGUNDA-FEIRA (01/08)

A segunda-feira (01) permanece com condição de tempo estável, predomínio de sol a poucas nuvens em SC devido a atuação de um sistema de alta pressão sobre o estado e o mar. Ainda há chance de geada em cidades isoladas da Serra, mas que se dissipam pela manhã. As temperaturas mínimas, no amanhecer, ficam perto dos 3°C no Planalto Sul, variam de 9°C a 14°C no litoral, áreas próximas e de 4°C a 9°C em boa parte do estado. À tarde, as máximas chegam aos 20°C na Serra e oscilam de 20°C a 25°C nas demais regiões de SC. Ventos de nordeste/norte com fraca a moderada intensidade. Rajadas de ventos ocasionais, em torno de 45 km/h, em localidades da faixa litorânea do Litoral Sul. Não há risco de ocorrências meteorológicas.

TENDÊNCIA PARA OS PRÓXIMOS DIAS

A terça-feira (02) e quarta-feira (03) seguem com condição de tempo estável, com sol a poucas nuvens em SC. As temperaturas, gradualmente, aumentam. No amanhecer variam de 6°C a 10°C na porção central, de 14°C a 17°C no litoral e áreas próximas, 10°C a 15°C nas demais áreas. Na tarde da quarta, as máximas chegam aos 25°C no Planalto Sul, variam de 27°C a 32°C no Grd. Oeste, Litoral Sul e 24°C a 28°C nas demais regiões.

CONDIÇÕES DE VENTO E MAR (30/07)
 

Sábado (30) com ventos de direção sudoeste/sul passando para leste, com intensidade fraca a moderada. Rajadas de ventos ocasionais, em torno de 55 km/h, em localidades do Litoral Sul e, no decorrer do dia, diminuindo a intensidade.

Ondas com direção sudoeste/sul em todo litoral catarinense. Altura de 2,0 m a 2,5 m (com picos de 3,0 m a 3,5 m) no Litoral Sul, Grd. Florianópolis e até 2,0 m nas demais áreas litorâneas. No decorrer do dia as alturas diminuem, mas ainda há um risco alto para ocorrências relacionadas à agitação marítima e ressaca. Por conta do mar agitado e da maré astronômica, o risco é moderado para ocorrências associadas aos alagamentos costeiros da Grd. Fpolis. ao Litoral Norte.