PREVISÃO DO TEMPO VOLTADA PARA A DEFESA CIVIL (30/09) – 05:00

PREVISÃO PARA SEXTA-FEIRA (30)

Nesta sexta-feira (30), uma área de baixa pressão atmosférica avança pelo sul de Santa Catarina, provocando chuvas e trovoadas em todo o estado. Entre o Extremo e Meio-Oeste, a chuva é melhor distribuída, enquanto que dos planaltos ao litoral deve ocorrer em forma de pancadas mais isoladas. Os ventos sopram de leste/nordeste no estado, com intensidade fraca. As temperaturas no amanhecer variam de 7°C a 10°C entre os planaltos e áreas mais elevadas do Meio-Oeste, Alto Vale e Grande Florianópolis serrana e de 12°C a 15°C nas demais regiões. Durante a tarde, as máximas chegam aos 20°C no Litoral Sul, ficam entre 12°C e 15°C nos planaltos e áreas mais elevadas e oscilam entre 16°C e 18°C nas demais regiões. O risco é baixo para ocorrências meteorológicas.

 

PREVISÃO PARA SÁBADO (01)

No sábado (01), a área de baixa pressão e demais instabilidades se afastam para o mar, deixando o tempo com sol entre nuvens em boa parte de Santa Catarina. No litoral e Vale do Itajaí, há chance de chuvas fracas e isoladas ao longo do dia devido ao aporte de umidade do oceano para o continente. Os ventos sopram de oeste do Extremo Oeste aos planaltos e de leste/nordeste nas demais regiões, com intensidade fraca. As temperaturas mínimas ficam entre 8°C e 12°C entre os planaltos e Meio-Oeste e variam de 13°C a 17°C nas demais regiões. À tarde, as máximas oscilam entre 20°C e 24°C em praticamente todo o estado, podendo superar os 26°C no Litoral Norte e Baixo Vale do Itajaí. Não há risco para ocorrências associadas às condições de tempo.

 

PREVISÃO PARA DOMINGO (02)

Uma área de alta pressão atmosférica passa a influenciar o tempo em Santa Catarina no domingo (02), fazendo com que o sol apareça entre poucas nuvens entre o Extremo Oeste e os planaltos. Nas regiões litorâneas e Vale do Itajaí, a circulação marítima pode provocar chuvas fracas, rápidas e isoladas ao longo do dia. Os ventos sopram de direções variadas pelo estado, com intensidade fraca a moderada. Amanhecer com temperaturas próximas aos 6°C no Planalto Sul, entre 7°C e 12°C no Grande Oeste e Planalto Norte e variando de 13°C a 16°C nas demais regiões. As temperaturas máximas oscilam entre 20°C e 24°C em praticamente toda Santa Catarina, podendo superar esses valores no Baixo e Médio Vale do Itajaí. Não há risco para ocorrências meteorológicas.

TENDÊNCIA PARA OS PRÓXIMOS DIAS

Entre segunda (03) e terça-feira (04), a formação de um sistema de baixa pressão no oceano e demais instabilidades mantém o tempo nublado a encoberto no centro-leste catarinense, com possibilidade de chuvas fracas ao longo do período.

 

CONDIÇÕES DE VENTO E MAR (30/09)

Ventos de leste/nordeste em Santa Catarina nesta sexta-feira (30), com intensidade fraca.

Mar pouco agitado em todo Litoral catarinense, com ondas de sul  entre 0,5 m e 1,0 m e picos de até 1,5 m.