PREVISÃO DO TEMPO VOLTADA PARA A DEFESA CIVIL (30/10) – 05:00

PREVISÃO PARA DOMINGO (30)

Domingo (30) de tempo instável em SC por conta de uma frente fria. A chuva e os temporais (com chuva intensa, raios, eventual queda de granizo e rajadas de ventos) iniciam entre a manhã e tarde em cidades do Grande Oeste. No decorrer da tarde/noite de domingo e na madrugada de segunda-feira (31) a chuva e os temporais se deslocam em direção às demais regiões de SC. Com isso, o risco é moderado a alto para ocorrências relacionadas aos temporais e chuva intensa. À tarde, antes da chuva/temporais, faz calor em boa parte do estado, com temperaturas máximas de 28 a 36°C (com pontuais podendo chegar aos 38°C) no Litoral, Vale do Itajaí, 25°C no Planalto Sul e de 26 a 30°C nas demais áreas. Ventos de quadrante norte, com fraca a moderada intensidade. Rajadas de ventos ocasionais, a partir da tarde, com intensidade de 40 a 50 km/h.

PREVISÃO PARA SEGUNDA-FEIRA (31)

Na segunda-feira (31) a frente fria atua em SC, deixando o dia nublado, chuva e chance de temporais isolados (principalmente entre a madrugada e início da manhã). O risco é moderado a alto para ocorrências associadas aos temporais. Com o avanço do sistema, os ventos sopram do quadrante sul, com intensidade moderada. Rajadas de ventos de 55 a 80 km/h no litoral de SC e áreas próximas, e menos intensas nas demais regiões do estado, com um risco moderado para ocorrências relacionadas aos ventos. As maiores temperaturas devem ser registradas ainda pela manhã (20 a 23°C no Litoral, Vale do Itajaí e não passando dos 19°C nas demais áreas), por conta da aproximação de uma massa de ar frio. Este ar mais frio ocasionará uma intensa queda nas temperaturas e as mínimas ocorrendo à noite, chegando perto de 0°C na Serra, de 4 a 10°C no Grande Oeste, Planaltos e de 8 a 16°C nas demais regiões. Assim, o risco é alto a muito alto para ocorrências relacionadas ao declínio das temperaturas.

PREVISÃO PARA TERÇA-FEIRA (01)

Na terça-feira (01) a massa de ar frio atua em SC, favorecendo um dia com temperaturas baixas, sensação de frio em grande parte do estado. Ainda, o sistema favorece ventos de sul, que deixam o dia nublado, com chance de chuvisco e/ou chuva fraca de forma bem isolada no Litoral, Vale do Itajaí e parte dos Planaltos. Já nas demais regiões, dia com sol a poucas nuvens. Ventos de sul, com fraca a moderada intensidade, rajadas (40 a 60 km/h) no Litoral e áreas próximas. O risco é baixo para ocorrências associadas aos ventos. No amanhecer, as temperaturas mínimas ficam perto de 0°C na Serra (podendo ter registros negativos), de 3 a 7°C no Grande Oeste, Planaltos, Grd. Fpolis. Serrana, Alto Vale e de 6 a 12°C nas demais áreas. Ainda, desde o Extremo Oeste até o Alto Vale, Grd. Fpolis. Serrana e no Costão do Litoral Sul há chance de geada. À tarde, as máximas não passam dos 12°C na porção central de SC e variam de 13 a 16°C nas demais áreas. O risco é moderado a alto para ocorrências relacionadas ao frio.

TENDÊNCIA PARA OS PRÓXIMOS DIAS

Na quarta-feira (02) e quinta-feira (03) a massa de ar frio segue atuando na região Sul do país e deixa os dias com sol e algumas nuvens em SC. Ainda, favorece temperaturas baixas, principalmente, entre as noites e madrugadas, com mínimas abaixo dos 6°C no Grd. Oeste, Planaltos (podendo ter registros negativos na Serra) e de 6 a 13°C nas demais regiões. Durante as tardes, as máximas aumentam gradualmente, e na quinta-feira oscilam de 18 a 23°C em SC.

 

CONDIÇÕES DE VENTO E MAR (30/10)

Domingo (30) com ventos de quadrante norte, com fraca a moderada intensidade. Rajadas de ventos ocasionais, a partir da tarde, com intensidade de 40 a 50 km/h.

Ondas com direção nordeste a leste e altura de até 1,5 m no Litoral Sul. Nas demais áreas litorâneas, ondas com direção leste e altura de até 1,0 m.