PREVISÃO DO TEMPO VOLTADA PARA A DEFESA CIVIL (30/10) – 05:00

PREVISÃO PARA SÁBADO (30/10)

O sábado (30) será marcado por chuva em Santa Catarina. Entre o litoral e o Vale do Itajaí, a circulação marítima favorece a condição de tempo nublado e com chuva ao longo do dia, que em alguns momentos pode ser persistente e intensa. Portanto, o risco é moderado a alto para ocorrências associadas a chuva intensa e volumosa como alagamentos, deslizamentos e enxurradas. Entre os Planaltos e o oeste catarinense o dia deve ser variação de nebulosidade. Entre a tarde e noite, a combinação entre calor e umidade favorece a formação de áreas de instabilidade. A chuva pode vir em forma de temporais acompanhados de descargas elétricas, rajadas de vento e eventual queda de granizo. O risco é moderado para ocorrências associadas aos temporais.

PREVISÃO PARA DOMINGO (31/10)

No domingo (31) o transporte de umidade do oceano para o continente favorecido pela circulação marítima perde intensidade, mas ainda deixa o dia com predomínio da nebulosidade e com chance de chuva isolada ao longo do período. O risco é moderado para ocorrências como alagamentos e deslizamentos. No oeste,  o aquecimento diurno associado a disponibilidade de umidade volta a favorecer a condição para pancadas de chuva entre a tarde e a noite, com chance de temporais isolados. O risco para ocorrências associadas aos temporais é moderada. Durante a tarde a máxima chega aos 30°C no Extremo Oeste e Oeste catarinense, aos 27°C no Litoral Sul e Meio Oeste e variam entre 20°C e 24°C nas demais regiões.

PREVISÃO PARA SEGUNDA-FEIRA (01/11)

Ao longo da segunda-feira (01), o sistema de alta pressão que favorecia a atuação da circulação marítima sobre o litoral catarinense se afasta para alto mar, fazendo com que os ventos passem a soprar de nordeste nestas áreas até  o final do dia. Com isso, o dia será de variação de nuvens e chance de chuva isolada entre o litoral e Vale do Itajaí, principalmente nos extremos do dia. No restante do estado o dia será de sol e pouca variação de nebulosidade. As temperaturas entram em elevação no decorrer do dia chegando próximas aos 30°C no oeste e Litoral Sul e variando entre 24°C e 28°C nas demais áreas.

TENDÊNCIA PARA OS PRÓXIMOS DIAS

A terça-feira (02) a tendência é de temperaturas em elevação em Santa Catarina. Por conta do maior predomínio do sol, as máximas devem ficar próximas aos 30°C em boa parte do estado. Entre a tarde e a noite, áreas de instabilidade que atuam sobre o RS podem ocasionar chuva isolada nas áreas  de divisa de SC. Na quarta-feira (03) novas áreas de instabilidade que se formam no sul do estado provocam pancadas de chuva ao final do dia.

 

CONDIÇÕES DE VENTO E MAR (30/10)

Sábado (30) com ventos soprando do quadrante leste no centro-leste e de nordeste/norte no oeste, com fraca a moderada intensidade.

Ondas com direção leste e altura de 1,0 m a 1,5 m em todo litoral de Santa Catarina.